América⠀Latina

Cuba concede a Lula a Ordem Carlos Manuel de Céspedes

O decreto da outorga foi assinado pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel e a condecoração foi entregue a Lula por Ángel Arzuaga, do Comitê Central do PC cubano, durante a abertura do congresso nacional do Partido dos Trabalhadores, nesta sexta-feira, na Casa de Portugal.

A Ordem Carlos Manuel de Céspedes foi entregue nesta sexta-feira ao líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sessão de abertura do Congresso do Partido dos Trabalhadores do Brasil.

Segundo o decreto, lido pelo embaixador Rolando Gómez, responsável pelos negócios cubanos no Brasil, entre os motivos para sua concessão estão a trajetória pessoal, sindical e política de Lula, as lutas que ele enfrentou em favor dos trabalhadores, pela paz e pela justiça; sua amizade significativa, carinhosa e comprovada com Cuba, sua Revolução e seu líder histórico; por combater o bloqueio, o isolamento regional de nosso país, promover a cooperação e o investimento brasileiro na ilha e defender nossa luta contra o terrorismo e o direito de nosso povo à sua autodeterminação.

A Ordem Carlos Manuel de Céspedes é concedida a cidadãos cubanos e estrangeiros, chefes de estado ou de governo que se destacam na luta pela libertação nacional dos povos, pela amizade demonstrada à Revolução Cubana ou pelo prestígio internacional conquistado nas lutas políticas, sociais ou econômicas em favor do povo ou por valiosas contribuições para a consolidação da paz e da convivência pacífica.

Minutos antes de entregar a ordem, Ángel Arzuaga, vice-chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do PC cubano, deu ao líder brasileiro uma imagem que representa os mais de dois milhões de assinaturas, colhidas em duas semanas entre o povo cubano, em documento que exigia sua libertação imediata. “O povo de Cuba está com o presidente Lula, porque ele é um homem digno e inocente”, disse Arzuaga, enquanto todos na sala entoavam: Cuba sim! Ianques, não! Viva Cuba e a Revolução!”

Notícias relacionadas