Mundo

Rabino Henry Sobel morre nos Estados Unidos aos 75 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), em Miami, o rabino Henry Sobel, vítima de um câncer no pulmão. Segundo o rabino Michel Schlesinger, que sucedeu Sobel à frente da Congregação Israelita Paulista, o câncer foi diagnosticado “há alguns anos”, havia desaparecido, mas voltou de repente.

Sobel teve um papel fundamental na redemocratização do Brasil e foi muito atuante para o esclarecimento da morte do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, assassinado pela ditadura militar brasileira, em 1975.

O rabino será enterrado domingo, em Nova York. No final da manhã, Ivo Herzog, filho de Vlado, fez um depomento sobre o rabino:

Henry Sobel foi a primeira pessoa, representando uma instituição, que denunciou o assassinato do meu pai, poucas horas depois do ocorrido. Junto com dom Paulo Evaristo Arns e James Wright, corajosamente, promoveu e esteve presente no ato ecumênico em memória de meu pai na Catedral da Sé. Quebrando protocolos do judaísmo, enfrentando resistência dentro da comunidade judaica, foi um dos protagonistas que abriram caminho para o fim da ditadura no Brasil. Se meu pai foi uma das vítimas daquele período, Henry Sobel foi um dos grandes heróis. Registro aqui minha homenagem e saudades desta pessoa que faz parte da minha vida.

Notícias relacionadas