América⠀Latina

Alberto Fernández derrota a política neoliberal de Macri e é o novo presidente da Argentina

Os argentinos foram às urnas neste domingo (27) e quando os relógios marcaram 21 horas em ponto, respiraram aliviados. Alberto Fernández, 60 anos, foi eleito presidente da República em primeiro turno. Com 80% dos votos apurados, Fernández já tinha 47,53% dos votos apurados, sem chances de Mauricio Macri, o presidente neoliberal, ser reeleito.

Cristina Kirchner, 66 anos, que comandou o país entre 2007 e 2015, é a vice-presidente na chapa de Fernández. O presidente Jair Bolsonaro, que apoiou abertamente Macri, está do outro lado do mundo e, por enquanto, mudo. Fernández, em seu primeiro discurso, agradeceu ao povo argentino o voto de confiança e disse que é chagada a hora de reerguer o país, que passa por uma grave crise.

No Uruguai, onde também houve eleição, o governista Daniel Martínez, da Frente Ampla, obteve 40,7% e Luís Lacalle Pou, do Partido Nacional ficou com 29%, segundo pesquisa de boca de urna divulgada na noite de domingo. Com esse resultado, os dois voltarão a se enfrentar no segundo turno, no dia 24 de novembro.

Notícias relacionadas