Mundo

Tsunami Democrático, uma nova forma de lutar pela independência da Catalunha

Bastou o Supremo Tribunal da Espanha condenar doze líderes acusados de terem realizado, em 2017, um referendo de autodeterminação que acabou com o fracasso da declaração de independência da Catalunha, no início da semana, para que os manifestantes procurassem uma nova maneira de protestar.

O Tsunami Democrático, um movimento sem líderes ou porta-vozes, invadiu o aeroporto de Barcelona em protesto contra as condenações dos separatistas. A convocação foi feita por um aplicativo de celular, dando as informações ao usuário através de um código QR. As instruções são anunciadas no aplicativo Telegram e replicadas numa velocidade muito rápida. Foi assim que, munidos de cartões de embarques falsos, os manifestantes ocuparam o Aeroporto El Prat, em Barcelona.

A policia entrou em ação com violência, prendendo manifestantes e deixando vários feridos. Mais de cem voos foram cancelados no aeroporto de Barcelona. Essa manifestação foi inspirada nos protestos que ocorreram recentemente no aeroporto de Hong Kong, da mesma maneira.

Notícias relacionadas