Brasil

Como começou a segunda-feira, 2

A semana começa com o presidente Jair Bolsonaro despencando na preferência nacional.

Logo cedo, a manchete da Folha, em seis colunas, para estragar o dia do presidente da República: “Cresce a reprovação de Bolsonaro:” Pelo gráfico, dá pra sentir o clima no Palácio do Planalto hoje.

Ao comentar, hoje cedo, o resultado da pesquisa, Bolsonaro disse: “Vocês acreditam em Papai Noel? Os repórteres perderam a oportunidade de dizer: “Não acreditamos, mas acreditamos na pesquisa que, no ano passado, deu que o senhor iria ganhar as eleições”.

O Globo mantém a Amazônia como assunto principal. Em agosto, o número de focos triplicou, comparando com o mesmo período do ano passado. O número de queimadas foi o mais alto desde 2010. A manchete: “Incêndios na Amazônia batem recorde 9 anos”.

Na primeira página do Estadão:

No Valor Econômico:

Imagine o que nos espera.

Todos os jornais registraram a morte do ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, aos 81 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e morreu vítima de complicações, depois de sofrer uma hemorragia cerebral.

Confira no Nocaute

Na primeira página da Folha, uma foto do Brasil de hoje: Sinais de abandono e seca. Há cinco meses, os moradores de Sertânia, em Pernambuco, não veem uma gota d’água na transposição do Rio São Francisco.

A quarta cirurgia de Bolsonaro, anunciada ontem, ganhou espaço nos jornais de hoje. A operação será no domingo que vem.

Folha de S.Paulo
O Globo
Estado de S.Paulo

Na foto principal do Estadão, professores dão aulas particulares de graça, em praças de vários bairros do Rio de Janeiro.

No Globo, uma leitura recomendada. A crônica de Joaquim Ferreira dos Santos. Trecho: “Viver no Brasil ficou assustador. A floresta queima, os radares saíram das estradas, e, na semana passada, o presidente relinchou orgulhoso, misto de vaqueiro e jegue, na live da rede social”.

Na mesma página da crônica de Joaquim, uma grande matéria sobre o filme Wasp Network, do diretor Olivier Assayas, baseado no livro Os últimos soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais, que está concorrendo ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza. “Se pensarmos em quantos atentados contra Cuba que eles conseguiram evitar, valeu o sacrifício dos espiões cubanos”, disse Wagner Moura, ator de Wasp Network.

Clique para ler

Na página 4 do Globo, a briga interna no PSL de Bolsonaro pega fogo.

Assunto que ganhou chamada na primeira página do jornal português Diário de Notícias.

Na capa do L’Équipe, o principal jornal esportivo francês, a novela Neymar X Paris St. Germain. A manchete, em espanhol, diz “Fica!”

Uma curiosidade:

Clique para ler

A ilustração publicada na edição do fim de semana do Le Monde, numa matéria sobre pimentões.

Uma capa:

A da New Yorker, que saiu do forno.

Uma charge:

João Montanaro, na Folha.

Notícias relacionadas