Enquanto o presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta sexta-feira (30), brincava com um repórter, que perguntou se a Alemanha vai ajudar a Amazônia, dizendo que “Angela Merkel quer namorar comigo, e você quer complicar”, a principal revista semanal da Alemanha, a Der Spiegel, saia da gráfica para ir às bancas de vários países do mundo, mostrando, na capa, as cinzas que são a imagem atual da nossa floresta, a maior do planeta.
A Spiegel faz um apanhado da ofensiva do homem contra a Terra, afirmando que “o meio ambiente está sendo destruído no Brasil, a floresta tropical está queimando, os desertos estão se espalhando na África e até na Alemanha, regiões inteiras podem se transformar em estepes”.
E acrescenta: “A destruição da floresta é muito grave porque está alimentando as mudanças climáticas”. Para nós, pode parecer poesia, mas a revista diz: “A floresta grita quando morre. Os pássaros não são mais ouvidos, apenas o canto de cigarras que sobreviveram ao inferno. De vez em quando um estrondo alto, então novamente um gigante da selva caiu. Os troncos ressecados caem como gravetos”. Triste poema.
