Super-Revolucionários

Rosa Luxemburgo: a Carta Estrela do baralho Super-Revolucionários

A militante comunista alemã Rosa Luxemburgo (1871-1919) é a Carta Estrela do baralho Super-Revolucionários. A carta estrela terá, ao fim do projeto, características semelhantes às do “Super Trunfo” no jogo que inspira esse trabalho.

O baralho Super-Revolucionários é um projeto de cards dos sites Opera Mundi Nocaute. Cada carta traz informações uma ponderação sobre alguns dos nomes mais importantes da esquerda mundial. O projeto gráfico é do artista plástico Fernando Carvall.

Numa análise séria, mas sem perder o humor jamais, serão atribuídas “notas” à atuação desses grandes nomes da contestação e da construção de um mundo melhor. A publicação das cartas é acompanhada de informações biográficas fundamentais dessas personagens da história.

Rosa Luxemburgo é a segunda carta que publicamos do projeto. Nascida na Polônia, em Zamość, em 1871, Rosa Luxemburgo foi morta em 1919, em Berlim, depois de uma vida de agitação e elaboração nos campos do marxismo, da filosofia e da economia. 

As cartas do projeto serão publicadas semanalmente. A ideia é, depois de alcançarmos um número suficiente de cartas, montar um jogo inspirado no conhecido Super Trunfo e publicar um livro com as cartas e as informações sobre esses Super-Revolucionários.

As notas e os comentários são provisórios e estão sujeitos a modificação.

REBELDIA: 10

Nascida Rozalia Luksenburg, numa família judaica de Zamość, perto de Lublin, na Polônia ocupada, Rosa Luxemburgo iniciou suas atividades políticas ainda no ginasial, entrando para o Partido do Proletariado. 

DISCIPLINA: 8 

Rosa Luxemburgo foi sempre uma militante inquieta, questionando muitas vezes – com razão – a linha partidária. Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD), e criticou algumas políticas bolcheviques, como a supressão da Assembleia Constituinte em janeiro de 1918.

TEORIA: 10

Com os livros “A Acumulação do Capital” e “Reforma ou Revolução”, Rosa Luxemburgo tornou-se um dos grandes nomes do pensamento marxista do início do século XX, repensando conceitos fundamentais, políticas de ação e polemizando com Lênin e Trotsky, entre outros.

POLÍTICA: 7

Líder da Liga Spatarquista, que questionou o apoio do Partido Social-Democrata alemão à Grande Guerra, Rosa Luxemburgo foi morta em 1919 por paramilitares. Esses paramilitares agiram após sua prisão para um interrogatório e sob a cobertura dos social-democratas. 

COMBATIVIDADE: 10

Militante incansável desde a juventude, Rosa Luxemburgo enfrentou diversas vezes a perseguição política sem esmorecer. 

INFLUÊNCIA: 10

Além da contribuição fundamental para o pensamento radical e para o pensamento marxista, a trajetória de Rosa Luxemburgo influenciou fortemente o movimento feminista, por suas ideias e representatividade.

Gostou dessa avaliação? Discorda? Comente no formulário abaixo: 

Notícias relacionadas