Super-Revolucionários

Com a carta Karl Marx, Opera Mundi e Nocaute lançam, juntos, os Super-Revolucionários

A partir deste sábado, dia 4 de maio, Opera Mundi e Nocaute lançam cards com informações básicas sobre alguns dos nomes mais importantes da esquerda mundial. O projeto gráfico é do artista plástico Fernando Carvall, do estúdio Saci, e os textos, do jornalista Haroldo Ceravolo Sereza.

Numa análise séria, mas sem perder o humor jamais, vamos atribuir “notas” à atuação desses grandes nomes da contestação e da construção de um mundo melhor.

Para começar, nosso primeiro personagem é o do pensador Karl Marx, nascido em 5 de maio de 1818.

A ideia é, depois de alcançarmos um número suficiente de cartas, montar um jogo inspirado no conhecido Super Trunfo, e publicar um livro com as cartas e as informações sobre esses Super-Revolucionários.

REBELDIA: 10

Nascido numa família judaica de classe média, Karl Marx estudou nas universidades de Bonn e Berlim. Desde a juventude, foi um pensador radical, escrevendo para o jornal liberal Gazeta Renana, com posições materialistas. Suas concepção crítica e inconformista se manteria durante toda a vida, mesmo que isso resultasse em problemas econômicos e exílio para a família.

DISCIPLINA: 9

Marx foi um militante radical, desde 1843, quando aproximou-se da Liga dos Justos, que mais tarde se tornaria a Liga dos Comunistas.

TEORIA: 10

Junto com Friedrich Engels, que Marx conheceu em 1844, foi o principal formulador do que mais tarde ganhou o nome de marxismo. Foi autor tanto de estudos filosóficos quando de uma das mais importantes obras da economia política, O Capital, além de um incansável popularizador das ideias socialistas, entre eles o Manifesto Comunista de 1848.

POLÍTICA: 9

Marx teve um papel central na organização da Internacional Socialista, movimento que unificou diversos movimentos de trabalhadores no século XIX.

COMBATIVIDADE: 10

Marx foi um pensador e um militante combativo em diversos momentos, durante décadas, combinando formulação com atuação nas organizações dos trabalhadores.

INFLUÊNCIA: 10

A obra de Marx transcende os movimentos socialistas e comunistas e mesmo a esquerda em geral. Na verdade, é um pensador maior, daqueles que mesmo direitistas empedernidos, mas racionais, reconhecem o alcance de suas ideias e concepções, entre outras, de “revolução”, “mais-valia”, “valor de uso”, “valor de troca” etc.

Gostou dessa avaliação? Discorda? Comente no formulário abaixo:

Notícias relacionadas