Mundo

Catedral de Notre Dame em chamas. Torre da Igreja já desmoronou.

Ponto turístico mais visitado de toda a Europa, a Catedral de Notre Dame, em Paris, está há algumas horas em chamas. A torre principal da igreja desmoronou. O presidente Emmanuel Macron acompanha de perto o trabalho dos bombeiros. Ainda não há explicações para as causas e dimensões do incêndio.

O incêndio começou por volta das 11h50 (horário de Brasília) no sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa. Segundo informações do jornal Le Monde, o fogo partiu de um andaime na parte superior do edifício. “Várias centenas de bombeiros estão mobilizados”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. “A urgência é controlar o fogo e salvar as obras”.

Devastada pelas chamas, a torre da catedral desabou pouco antes das oito da noite no horário local, 15h no horário de Brasília.

AFP / FRANCOIS GUILLOT

Na última sexta-feira (12), 16 estátuas que adornam os telhados da catedral foram retiradas para restauração. Segundo os bombeiros, o incêndio está “potencialmente relacionado” às obras na edificação.

A catedral foi construída no século 12 e recebe 13 milhões de turistas todo ano —é o monumento histórico mais frequentado da Europa.

Após saber do incêndio, o presidente francês, Emmanuel Macron, adiou um discurso que faria nesta segunda (15) sobre medidas econômicas para aplacar os protestos liderados pelos “coletes amarelos”.

No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver “parte de nós todos queimar”.

Notícias relacionadas