Ponto turístico mais visitado de toda a Europa, a Catedral de Notre Dame, em Paris, está há algumas horas em chamas. A torre principal da igreja desmoronou. O presidente Emmanuel Macron acompanha de perto o trabalho dos bombeiros. Ainda não há explicações para as causas e dimensões do incêndio.
O incêndio começou por volta das 11h50 (horário de Brasília) no sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa. Segundo informações do jornal Le Monde, o fogo partiu de um andaime na parte superior do edifício. “Várias centenas de bombeiros estão mobilizados”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. “A urgência é controlar o fogo e salvar as obras”.
Devastada pelas chamas, a torre da catedral desabou pouco antes das oito da noite no horário local, 15h no horário de Brasília.

AFP / FRANCOIS GUILLOT
Na última sexta-feira (12), 16 estátuas que adornam os telhados da catedral foram retiradas para restauração. Segundo os bombeiros, o incêndio está “potencialmente relacionado” às obras na edificação.
A catedral foi construída no século 12 e recebe 13 milhões de turistas todo ano —é o monumento histórico mais frequentado da Europa.
Após saber do incêndio, o presidente francês, Emmanuel Macron, adiou um discurso que faria nesta segunda (15) sobre medidas econômicas para aplacar os protestos liderados pelos “coletes amarelos”.
No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver “parte de nós todos queimar”.
Notre-Dame de Paris en proie aux flammes. Émotion de toute une nation. Pensée pour tous les catholiques et pour tous les Français. Comme tous nos compatriotes, je suis triste ce soir de voir brûler cette part de nous.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 15 de abril de 2019
