América⠀Latina

Maduro frustra plano golpista e não prende Guaidó na volta a Caracas

O governo de Nicolás Maduro não engoliu a isca dos golpistas e permitiu que o “autoproclamado” presidente Juan Guaidó voltasse ao país sem ser importunado. Certo de que seria “sequestrado”, Guaidó deixou um “testamento” com instruções para seus seguidores, entre as quais estava buscar apoio “de nuestros amigos internacionales”. A vice-presidente Delcy Rodriguez afirmou que Guaidó não está a salvo de sanções por haver saído do país durante o fechamento das fronteiras.

Juan Guaidó está de volta a Caracas e não foi preso. O presidente autoproclamado não encontrou obstáculos para entrar no país, embora houvesse um certo desejo, por parte dos adversário do presidente Nicolás Maduro, de que sua detenção ocorresse após violar a proibição de deixar o território venezuelano.

Juan Guaidó chegou ao aeroporto de Caracas depois do meio-dia e foi recebido por embaixadores da França, Alemanha, Portugal, Espanha, Romênia, entre outros e por apoiadores.

Alega-se que a presença de diplomatas buscava garantir que Juan Guaidó não fosse detido, como era esperado, uma vez que o Supremo Tribunal de Justiça tenha emitido a sua proibição de deixar o país.

No momento de sua chegada uma recepção já estava organizada em Caracas, em Las Mercedes – espaço habitual para eventos de oposição. Também houveram manifestações em outras partes do país , como na cidade de Maracaibo.

O autoproclamado presidente havia anunciado seu retorno pelas redes sociais. Na noite de domingo ele postou uma mensagem em sua conta no Twitter para pedir que a mobilização não diminuísse.

Em uma entrevista Guiadó chegou a afirmar que sua prisão significaria um golpe de Estado. John Bolton, porta-voz do governo dos Estados Unidos, avisou que os EUA responderiam de imediato caso algo acontecesse com o autoproclamado presidente.

A tensão foi finalmente dissipada com a sua chegada que, ao contrário da sua partida, foi feita pelo aeroporto e não por uma estrada fronteiriça ilegal.

Guaidó entrou no país e está a caminho do evento onde seus seguidores o esperam. A decisão de deixá-lo entrar parece ter dado um basta ao desejo violência por parte da oposição.

Governo da Venezuela avalia ações judiciais em Juan Guaidó

O comportamento do deputado Juan Guaidó será analisado pelas agências do Estado, que são instituições sólidas e sustentáveis, afirmou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Rodríguez, informou que o comportamento do deputado será cuidadosamente analisado.

“Seu comportamento e suas atividades serão cuidadosamente analisadas pelas instituições do Estado. Medidas apropriadas serão tomadas”, Para Delcy Rodríguez, Guaidó expôs negativamente a Venezuela. “Como venezuelana, tenho vergonha alheia por ver uma pessoa não se limitar ao ridículo nacional e seguir para o ridículo internacional”, disse.

*Com Página12 e VTV

Notícias relacionadas