Mundo

‘Democracia em vertigem’, documentário de Petra Costa, denuncia ao mundo o golpe no Brasil

Filmado durante três anos, “Democracia em Vertigem” revela os bastidores do processo político que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e na ascensão da extrema-direita ao poder.

‘Democracia em vertigem’ é o terceiro longa metragem da diretora brasileira Petra Costa (“Elena” e “Olmo e a Gaivota”), uma produção Netflix Originals. O documentário foi um dos filmes de abertura do Festival de Sundance 2019. O filme, que concorre na categoria documentário internacional, teve uma excelente recepção do público estrangeiro.

O documentário terá seis exibições no Festival de Cinema de Sundance, de quinta (24) a domingo (27) em Park City, nos Estados Unidos.

As jornadas de junho de 2013, as investigações da Lava Jato, a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Bolsonaro compõem a narrativa, que conta com referências autobiográficas e imagens exclusivas dos bastidores do Palácio da Alvorada durante a votação do impeachment e imagens de dentro do sindicato dos metalúrgicos do ABC, durante as horas que antecederam a prisão do ex-presidente Lula.

A narração é feita pela própria diretora Petra Costa. O fato de Petra ter optado pela narração em inglês revela a intenção de direcionar a denúncia do golpe de 2016 ao público estrangeiro.

 

Sinopse e ficha:

Democracia em Vertigem / Brasil  (Duração: 113 min. – Diretora e roteirista: Petra Costa, Produtores: Joanna Natasegara, Shane Boris, Tiago Pavan) — Um conto de alerta para estes tempos de democracia em crise – o pessoal e o político se fundem para explorar um dos períodos mais dramáticos da história brasileira. Com acesso sem precedentes aos presidentes Dilma Rousseff e Lula da Silva, testemunhamos a ascenção e queda de uma nação polarizada tragicamente.

 

Notícias relacionadas