América⠀Latina Mundo

Rússia envia aviões de guerra para a Venezuela

A Rússia enviou para a Venezuela dois bombardeiros com capacidade nuclear para manobras militares conjuntas entre os dois países. Segundo o Ministério da Defesa venezuelano, esses exercícios servirão para “preparar a defesa do país caso seja necessário”.

Os dois aviões Tu-160 chegaram ao aeroporto de Maiquetía, nos arredores de Caracas, nesta segunda-feira (10) depois de uma viagem de 10 mil quilômetros.

O Tu-160 é capaz de carregar mísseis nucleares e convencionais com um alcance de até 5,5 mil km.

“Devemos dizer ao povo venezuelano e ao mundo que cooperamos (com a Rússia) em várias áreas e também nos preparando para a defesa da Venezuela até o último palmo de terra caso seja necessário”, disse o ministro de Defesa venezuelano, Vladimir Padrino.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, escreveu no Twitter que o envio dos aviões à Venezuela é “um desperdício de recursos públicos”. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, respondeu que os EUA não deveriam fazer esse tipo de declaração: “No que se trata de desperdício de recursos públicos, não concordamos. Além disso, talvez não seja apropriado um país em que metade do orçamento militar daria para alimentar toda a África fazer tais declarações”.

Na semana passada, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, visitou a Rússia para se encontrar com Vladimir Putin e discutir as relações bilaterais entre os dois países.

 

Notícias relacionadas