Mundo

Acuado pelos EUA, Nicolás Maduro vai à Rússia para se encontrar com Putin

Após semanas de sanções e ameaças do governo dos Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou em Moscou nessa terça-feira (4) para se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e reforçar a cooperação bilateral econômica.

Maduro foi acompanhado da primeira-dama, Cilia Flores, o vice-presidente de Comunicação, Cultura e Turismo, Jorge Rodríguez, o ministro do Poder Popular, Jorge Márquez, entre outros membros do governo.

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, está na pauta um debate sobre cooperação entre os dois países no setor de petróleo e gás. O ministro do Petróleo da Venezuela, Manuel Quevedo, disse que a empresa pública venezuelana PDVSA tem planos para projetos conjuntos com a russa Rosneft, um dos maiores investidores na economia venezuelana. As duas empresas trabalham em vários projetos conjuntos de exploração e produção na Venezuela.

Maduro foi à Rússia no ano passado, quando se encontrou com Putin para conversar sobre temas de agenda internacional e regional, e abordar os avanços da cooperação bilateral. Maduro também participou da Semana de Energia da Russia de 2017.

A viagem de Maduro acontece dias após receber o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que concedeu um respaldo político e econômico à Venezuela com a promessa de investimentos.

Notícias relacionadas