Mundo

Morre ex-presidente dos EUA George H.W. Bush

“Bush pai” comandou os EUA durante o fim da Guerra Fria e liderou a primeira Guerra do Golfo, após a invasão do Kuwait por Saddam Hussein. 

O ex-presidente americano George Herbert Walker Bush morreu no início da madrugada deste sábado (1º), aos 94 anos. A informação foi confirmada em comunicado pelo filho, o também ex-presidente dos EUA, George W. Bush (2001-2009).

“Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu estamos tristes em anunciar que, após 94 extraordinários anos, nosso querido pai morreu”, disse George W. Bush no comunicado.”George HW Bush era um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush está profundamente grata pela vida e amor do 41º, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos nossos amigos e parceiros cidadãos.”

George Herbert Walker Bush lutou na Segunda Guerra Mundial. Seu governo foi marcado por uma vitória militar em 1990, a operação “Tempestade no Deserto”, que pôs fim à ocupação militar do Kuait pelo Iraque. A ação contou com grande respaldo da comunidade internacional e da opinião pública americana.

Foi em sua administração também que terminou a Guerra Fria, com a queda do Muro de Berlim em 1989, seguida da dissolução da União Soviética e do estabelecimento por Bush e Mikhail Gorbachev da parceria estratégica entre Rússia e EUA, em 1991. Ao longo da década de 90 a parceria de desmanchou.

Por esses fatos, Bush registrou na primeira metade de seu único mandato altos níveis de popularidade. Mesmo assim, perdeu a reeleição em 1992 para Bill Clinton.

Durante quase toda a vida manteve boa forma física. Comemorou 85 anos com um célebre salto de paraquedas. Repetiu a façanha aos completar 90 anos.

No entanto, nos últimos anos de sua vida Bush sofria um tipo de Parkinson que lhe impedia de caminhar e o deixou numa cadeira de rodas.

Após o anúncio do falecimento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a “liderança inabalável” do ex-presidente. “Através de sua autenticidade, do seu espírito e compromisso inabalável com a fé, a família e o seu país, o presidente Bush inspirou gerações de cidadãos americanos”, disse Trump em nota divulgada a partir de Buenos Aires, onde participa da cúpula do G20.

 

 

Notícias relacionadas