América⠀Latina

López Obrador toma posse como presidente do México

Conhecido como AMLO, o novo presidente quebrou hegemonia de partidos de direita no México.

Eleito presidente do México em 1º de julho com 53% dos votos, Andrés López Obrador, de 65 anos, tomou posse neste sábado (1º) sucedendo Enrique Peña Nieto.

A sessão, realizada na Câmara dos Deputados do México, começou às 9h07 locais (13h07 em Brasília). O plenário estava tomado por integrantes do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o partido de López Obrador, maioria nas duas casas legislativas.

Houve momentos de tensão quando um grupo de deputados levantou um cartaz que dizia “Maduro, você não é bem-vindo”. A mensagem era uma crítica pelo convite feito por López Obrador ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para estar na cerimônia de posse.

“Eu prometo manter e proteger a Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos (…) e desempenhar leal e patrioticamente a posição de Presidente da República que o povo me concebeu de maneira democrática. Se eles me pedissem para resumir esse governo, eu diria: ‘Acabar com a corrupção e a impunidade’. Mas essa nova etapa vamos iniciar sem perseguir ninguém, porque não apostamos no circo e na simulação”, disse o novo presidente durante o juramento.

Depois da posse, López Obrador foi direto para o Palácio Nacional, no centro da Cidade do México, para uma reunião fechada com líderes de vários países.

No período da transição de governo, Obrador anunciou um ambicioso plano de infraestrutura e programas sociais para liderar o que batizou de “quarta transformação” do México.

Com Agência Brasil*

Notícias relacionadas