Brasil

Veríssimo enfia a carapuça nos omissos da Democracia: FHC, Marina e Ciro

No artigo “Os omissos”, o escritor Luis Fernando Veríssimo cobra a covardia de FHC, Marina e Ciro: “Como será difícil distinguir um marginal vermelho de um cidadão normal, agora que até a direita usa barba, sugiro que se costure uma estrela vermelha na roupa dos marginais, para identificá-los. Deu certo em outros países.”

Veríssimo enfia a carapuça nos omissos da Democracia

Quando, no futuro, escreverem a história destes dias estranhos, um capítulo inteiro — ou, vá lá, uma nota de pé de página — terá que ser sobre os omissos. Aqueles que, se esperava, iriam diretamente para a barricada anti-Bolsonaro assim que se definisse o adversário no segundo turno, e não foram, ou demoraram a ir, ou se desinteressaram pelo futuro do país e foram cuidar das suas hortas. Enfim, se omitiram. É claro, nenhum novo apoio declarado ao Haddad no segundo turno diminuiria a avalanche de votos que elegeu Bolsonaro. Mas os omissos deveriam ter pensado não na consequência imediata da sua omissão, que era livrá-los de qualquer suspeita de estarem ajudando (horror!) o PT, mas pensado em suas biografias. No fim, o ódio ao PT foi maior que o amor pela democracia.

Um dia o deputado Jair Bolsonaro lamentou publicamente que a ditadura — que, segundo ele, nunca existiu, já que o golpe de 64 foi só um movimento de tropas, como disse, incrivelmente, o ministro Toffoli, presidente, ai de nós, do Supremo Tribunal Federal —, que a ditadura, como eu dizia quando me interrompi tão rudemente, não tivesse eliminado o Fernando Henrique Cardoso quando podia. Fernando Henrique, que é um gentleman, nunca respondeu, mas bem que agora poderia ter dado uma cutucada no capitão, como represália, anunciando seu apoio a Haddad. Só se manifestou quando chamou de “inacreditável” o discurso de Bolsonaro no telão da Avenida Paulista, quando este, com a eleição garantida, anunciou uma faxina no país e o banimento do que chamou de “marginais vermelhos” do território nacional. A Marina Silva levou 15 dias para decidir quem apoiava. O Ciro Gomes, em vez de ir para a barricada, foi para a Europa.

Para não dizerem que estou de má vontade com um governo novo e cheio de planos, dou minha contribuição. Como será difícil distinguir um marginal vermelho de um cidadão normal, agora que até a direita usa barba, sugiro que se costure uma estrela vermelha na roupa dos marginais, para identificá-los. Deu certo em outros países.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Será que nenhum jornalista da mídia tradicional ou alternativa vai se interessar em investigar o grande patrimônio acumulado pelo MITOmaníaco e sua gangue familiar mediante propinas?

    #LulaLivre

  2. Avatar
    Willian Cogitskei says:

    Omissos? O PT criou a situação , ficou passando a mão no fascista durante 4 anos e batendo da esquerda, desculpa isso é a REALIDADE e ela é Inexorável , o Ciro , ele não subornou Governador pra ter Apoio como fez o PT ,não fez ameaça de Joguete político pra Isolar adversário ,não fez santinho sem o Rosto dele ,não mentiu sobre candidatura como a fraude da Candidatura do Lula que todo mundo já sabia que não ia concorrer a mais de um ano , ele não tem teve medo de chamar de Golpe , foi ele que tava lá pra se Opor a Temer na linha de sucessão ,O Cid que tava lá tentando evitar que o Cunha virasse presidente do Parlamento ,acorda,tem que ter haver com ética também , melhor repensar isso ,foi ele que esteve na linha de frente o tempo todo enquanto o PT fica dando rasteira em toda a esquerda o tempo todo ,acorda o que ele fez foi corajoso ,pois mostra que ta disposto a até perder eleitorado pra não arredar o pé de sua moralidade em nenhuma hipótese

  3. Avatar
    Willian Cogitskei says:

    Criaram o Bolsonaro ATACARAM BRUTALMENTE A ESQUERDA DURANTE MAIS DE

    8 ANOS e sempre a abriram as pernas pra direita sem Pudor e você

    acha o que ? que o Ciro é um Bruxo que faria magicamente a

    população esquecer todas essas patifarias? Aceita as pessoas não

    querem o PT e terem elegido a porra de um Nazista pra presidente

    prova que eles não querem a qual quer Custo ,e enquanto o PT e os

    Petistas não assumirem a responsabilidade da merda que fazem , o PT

    vai ser obliterado , de novo e de novo e de novo , ano a após ano e

    eleição após eleição

  4. Avatar

    Caro Fernando, não concordo com sua avaliação sobre Ciro, declarou seu voto na Democracia , e ponto final.
    A declaração do querido jornalista Mino Carta sobre a “sordidez” do pt, inclusive com o Presidente Lula dá bem a medida dos motivos de não desejar fazer campanha para o novo “poste”
    Muitas bolas -nas- costas, uma hora cansa.

  5. Avatar

    Cadê a palavra do Lula sobre o bolsonaro? Cadê o discurso direto do Andrade sobre o boZonaro? Aaaaa lembrei, frente de esquerda se faz com mensalão.

  6. Avatar
    Paulo Vasconcellos says:

    Bolsonaro não cresceu em cima do eleitorado do PT, mas no vazio de todos os partidos de direita, que sangraram à anemia nas eleições, e na falência do sistema político tradicional, incluindo -se aí inclusive o Partido dos Trabalhadores. O resto foi eleição fraudulenta, com a colaboração luxuosa da justiça e da mídia, e do DNA de parte da sociedade ao autoritarismo. Eu não votei em Bolsonaro, mas quem votou deveria começar a assumir seu voto.

  7. Avatar
    Jailton Cavalcante says:

    É no mínimo injusto pra não dizer desimulada a tentativa de atrair pra Ciro a responsabilidade da derrota petistas. Todas as pesquisas de opinião pública e eleitorais eram claras, só Ciro ganharia de Bolsonaro. Ainda assim insistiram numa falsa candidatura assiciada a corrupção. Enquanto o PT e seus radicais seguidores não entenderem que não existe mais espaco para a egeomonia petista mais distantes estaram dos interesses do povo brasileiro. O PT e só o pt foi responsável pela situação em que estamos.
    Ciro2022!!!!

  8. Avatar

    Acho, depois de suas convincentes explanações, que Bolsonaro está certo: “tem que se combater e até metralhar os petistas”.
    Cada faz a sua parte.
    Viva Ciro, o Mitinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *