Brasil

Saiba quem vai ocupar a cadeira de Moro em Curitiba

A jornalista Julia Dualibi, publicou em 2017, na Revista Piauí um perfil de Gabriela Hardt, a juíza que vai substituir Moro na Lava Jato. Confira. 

Por Julia Dualibi*

Era dia de competição, e o grupo de nadadores se encontrou logo cedo na sede do Círculo Militar do Paraná, um clube em Curitiba. De lá partiram em dois carros até a represa do Capivari, distante 70 quilômetros da cidade. Embora já fosse dezembro, fazia frio. As ruas tinham pouco tráfego naquela manhã nublada de domingo. Na bagagem, os atletas levavam macacões de borracha. Serviriam para tornar suportável o mergulho na represa de coloração verde-escura, às margens da BR-116.

Pouco a pouco, dezenas de nadadores se concentravam à beira d’água, as toucas coloridas, óculos de natação na cabeça ou cobrindo os olhos. Às 9h34 foi dada a largada. Os competidores mergulharam, prontos para matar, não no peito, mas a braçadas, os 2 quilômetros da maratona aquática. Não demorou muito para que uma das nadadoras se destacasse e tomasse a frente do grupo: a magistrada Gabriela Hardt.

Alta, cabelos claros, porte atlético e músculos bem definidos, a juíza federal de 42 anos está acostumada a nadar em “águas turvas”, expressão que foi usada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, para se referir aos casos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato. Há dois anos, Hardt é substituta direta do juiz Sérgio Moro na 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba – e, neste mês de janeiro, Moro está de férias. A juíza-nadadora passa a ser, portanto, responsável pela ação judicial mais importante do Brasil. Deve encarar águas mais revoltas que as da represa do Capivari.

Dias antes daquela competição, no final de novembro, deputados federais haviam aprovado a toque de caixa e na calada da noite mudanças num pacote anticorrupção que havia sido proposto por iniciativa popular. Entre as “inovações” dos legisladores, muitos deles ameaçados por acusações vindas de Curitiba e ligadas à corrupção na Petrobras, estava a possibilidade de juízes responderem por abuso de autoridade caso atuassem com “motivação político-partidária”. A iniciativa foi interpretada como uma retaliação a Moro e aos investigadores da Lava Jato.

Hardt usou o Facebook para reagir, no dia seguinte à votação. “Que juízes e promotores os brasileiros esperam [ter] depois dessa?”, reclamou. O pacote ainda precisa tramitar no Senado antes de ser aprovado. Em outro comentário na rede social, a juíza mostrou-se aguerrida: “Vamos gritar”, declarou. Naquele domingo, enquanto ela disputava a maratona aquática, milhares de manifestantes começavam a se concentrar nas ruas de Curitiba – e de outras capitais brasileiras – em defesa de Moro e da Lava Jato.

Gabriela Hardt nasceu em Curitiba, mas foi registrada em São Mateus do Sul, no Paraná, a cerca de 155 quilômetros da capital. Na cidade, onde cresceu, ainda funciona uma usina da Petrobras que processa xisto e transforma a rocha em combustível. Seu pai, o engenheiro químico Jorge Hardt Filho, trabalhou na empresa por mais de duas décadas. Numa espécie de desabafo, no início deste ano, ele publicou um comentário num site de notícias: “A quadrilha do Lula instalada na Petrobras não roubou só bilhões. Roubou o futuro da empresa.”

No clube dos empregados da estatal, a menina aprendeu a nadar e começou a competir. Ia com frequência treinar na piscina, ainda cedo, antes das aulas. Ao sair da escola, voltava ao clube e praticava um pouco mais.

Quase seguiu a carreira do pai – poderia ter até se tornado, quem sabe, funcionária da Petrobras –, mas depois de dois anos estudando engenharia química decidiu-se pelo direito, cursado na Universidade Federal do Paraná. Em 2007, prestou concurso para juíza. Foi designada, em 2009, para a Justiça Federal em Paranaguá, no litoral do estado. Com um mês na função, determinou a incineração de 3,8 toneladas de cocaína, apreendidas no porto. Em 2010 seria transferida para Umuarama, no noroeste do estado. Ali mandou prender um ex-deputado acusado de contrabando e formação de quadrilha. Voltou para Curitiba em 2014, dessa vez na função de juíza substituta na 13a Vara, quando começou a acompanhar de perto o trabalho do juiz Sérgio Moro.

Hardt é considerada uma juíza receptiva aos pleitos dos policiais federais e dos procuradores. Em outubro de 2014, a magistrada compartilhou em sua página do Facebook uma nota da Associação dos Juízes Federais em apoio à Lava Jato. Aproveitou para elogiar Moro, asseverando que “a retidão e a dedicação” do colega eram motivo de inspiração para a sua própria “atividade judicante”. Não ficou nisso. “Nosso país terá muito a ganhar se um dia ele vier a integrar a Corte Suprema”, escreveu. Dada a quantidade de inimigos que o juiz anda fazendo em Brasília, a proposta tem pouca chance de vingar.

Em janeiro de 2015, quando substituiu Moro pela primeira vez, Hardt determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula e dono de uma consultoria acusada de receber, ilicitamente, 4 milhões de reais de construtoras envolvidas na Lava Jato. Quando não está encarregada de vestir a toga do colega, a juíza acompanha de camarote o trabalho de Moro e cuida dos próprios casos. Continua a nadar e a participar de maratonas aquáticas pelo Brasil. Costuma disputar os primeiros lugares. Não raro, alcança algum degrau no pódio.

Pouco mais de meia hora depois de os maratonistas se jogarem nas águas escuras da represa do Capivari, já se podia avistar a vencedora da categoria feminina, que dava as últimas braçadas na direção da linha de chegada. Com o tempo exato de 33 minutos, 42 segundos e 48 milésimos, Gabriela Hardt fez as demais competidoras, algumas vinte anos mais jovens que ela, engolirem água. Chegou três minutos na frente da segunda colocada.

Dali a pouco ela já esperava, às margens da represa, o momento de subir ao pódio. Havia retirado o macacão de borracha e vestido um conjunto esportivo preto, formado por maiô e saia. Calçou tênis, prendeu um rabo de cavalo e pôs os óculos escuros. O troféu era um pouco estranho, em forma de tubarão-martelo. Quando o levantou sobre a cabeça, Hardt não afetou modéstia: posou para as fotos exibindo um muque ameaçador e bem torneado no braço direito.

*Julia Duailibi trabalhou na piauí, na TV Bandeirantes, na Folha de S.Paulo, na Veja e n’O Estado de S. Paulo. 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O pai dela disse: “A quadrilha do Lula instalada na Petrobras não roubou só bilhões. Roubou o futuro da empresa.” Na realidade quem acabou com a empresa – Petrobras…o Pre-Sal..não fui LUla, mas o chefe dela…e agora ministro do Fakenauro..

  2. Avatar

    Fetichista, cultora do corpo, assim como a versão titular, que usa paletó e gravata sobre camisas pretas, o torquemada das araucárias, essa juizeca tem quase tudo a ver com os atletas considerados “superiores” por um ditador que chegou ao poder na Alemanha, em 1933. Perceberam as trevas em que o Brasil foi jogado?

    A patrulha dos trolls bolsomoristas há alguns dias está bisbilhotando e replicando os cometários críticos dos fiéis leitores do nocaute; logo acima já se vê o comentário de um(a) deles(as).

  3. Avatar

    Errou a mão Dualibi…um pouco mais de crítica ñ faria mal prá uma jornalista com seu currículo. Cheia de músculos e merda na cabeça pois com pai antipetista, esperar isenção dessa burguesia paranaense nazista é muito. A gente já sabe o q vai dar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *