Brasil

Conhece o novo ministro-astronauta? Não? Você não sabe o que está perdendo.

Nocaute pescou um detalhado e minucioso perfil do “astronauta” Marcos Pontes, nomeado por Jair Bolsonaro para o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Leia a seguir:

A nomeação de Marcos Pontes para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação Superior é uma opção política e não científica. Nada mais longe da ciência está o astronauta Marcos Cesar Pontes. Seu site é um site de propaganda sobre si próprio, sua empresa e sua fundação que vende, sem constrangimento, contratações de palestras, consultorias, coaching, treinamento corporativo e cursos e de comportamento motivacional para empresas e para o mercado. Oferece, também, através de sua “Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras” vôos espaciais, em caças supersônicos,  experiência em submarinos a preços sob consulta a sua equipe de turismo.

Alguns dos produtos oferecidos no site do ministro.

Seus livros se resumem a livros de autoajuda e pseudo-científicos para crianças e adolescentes sobre o “espaço”. Seus “120” artigos se resumem a títulos como “Sucesso”, “Você é brasileiro de verdade?”, “Seja Otimista”, “Este é o ano de mudança: seja feliz”, “Cartão de Natal” e outros temas de interesse da “ciência” como “O Espírito de Natal”, “Hábitos”, “Nossa querida Bauru”, com platitudes de fazer corar qualquer cientista brasileiro e internacional.

Tais “artigos” se resumem a menos de uma página, a maioria a dois parágrafos. Seu currículo Lattes do CNPq, o DNA da Ciência Brasileira, não se sustenta, não exibe nenhum artigo científico qualificado publicado. Existem apenas três livros de divulgação de seus feitos como “o primeiro astronauta brasileiro”. Seu currículo apresenta cursos de especialização e apenas um mestrado numa Escola Naval nos Estados Unidos em 1998. Confiram os sites abaixo e comprovem quem será o Ministro da Ciência e Tecnologia e Educação Superior que nunca fez comprovadamente ciência e jamais publicou algo sobre tecnologia!!

Alguns exemplares da literatura científica produzida pelo novo ministro.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Creio que o Marcos Pontes tem credenciais para ser ministro de C & T. Veja só aqui . Quando Edson Lobão foi nomeado ministro de Minas e Energia, vocês criticaram essa nomeação? E quando um beócio como Aldo Rebelo foi nomeado ministro de C & T? E quando um médico sanitarista foi nomeado ministro da Fazenda?

    • Avatar

      Marcos Pontes parece ter tanta qualificação quanto a maior parte de seus antecessores no cargo: pouquíssima. No dia em que isso for motivo suficiente pra eu elogiar a sua indicação à pasta, este será outro e não eu.

      • Avatar
        André Ambrosio Abramczuk says:

        Garanto que o Marcos Pontes tem qualificações para ser Ministro de C & T. Em primeiro lugar, ele é da Aeronáutica. Eu fui professor na Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica e sei qual a qualidade do ensino ministrado a eles. Asseguro que qualquer um dos meus alunos teria qualificações para ocupar um ministério compatível com a formação recebida. Além disso, tendo participado do programa espacial e tendo ido ao espaço com tarefas bem definidas, como você pode ver aqui em , ele não foi um turista de 6 milhões de dólares, deu contribuição a muitos trabalhos que resultaram em artigos científicos e determinaram o rumo de novas pesquisas em vários campos. O que vejo de lamentável no seu comentário é o comportamento tipico de uma galera tupiniquim, que acha que o que não sabe não é importante, em vez de buscar informação e parar de divulgar besteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *