Brasil

The Intercept puxa a capivara de Joice Hasselmann

Por João Filho e Nayara Felizardo

“Quero ser o Bolsonaro de saias”. É assim que Joice Hasselmann projeta o seu mandato na Câmara. Eleita com mais de 1 milhão de votos pelo partido de Jair Bolsonaro, o PSL, a ex-jornalista paranaense ganhou fama nacional após virar uma expoente do reacionarismo brasileiro nas redes sociais. Seu alcance na internet é enorme. Só no Facebook ela conta com quase 2 milhões de seguidores. No YouTube, onde publica vídeos diariamente, já tem mais de 1 milhão.

O estrondoso sucesso online é diretamente proporcional à disseminação de boatos e notícias no mínimo mal apuradas em suas redes sociais. A ex-jornalista foi a principal responsável por espalhar uma das maiores mentiras do primeiro turno, a fraude nas urnas, segundo um relatório elaborado por pesquisadores e analistas de dados da Avaaz, uma comunidade de mobilização online com atuação mundial. Avaliando cerca de 10 mil postagens no Facebook, no Twitter e no YouTube, os pesquisadores descobriram que ex-jornalista foi um dos pontos de partida da história que visava desacreditar o processo eleitoral no Brasil – mas só os resultados que desagradassem os envolvidos, claro.

Relato-Rio-Avaaz-Joice-Hasselmann

A falsa história ganhou força, segundo o monitoramento, depois que Hasselmann fez uma transmissão ao vivo em suas páginas do Facebook e YouTube. No vídeo, Hasselmann “joiçou” uma suposta fraude nas urnas (ou seja, distribuiu conteúdo falso, exagerado ou plagiado, verbo já incorporado ao léxico da internet). Ela diz que ficou sabendo por uma fonte que um suposto hacker, que teria operado em três eleições anteriores, estava pronto para agir novamente. Catapultada por outros formadores de opinião bolsonaristas, inclusive os filhos de Bolsonaro e o próprio Jair, a mentira atingiu cerca 16,5 milhões de pessoas nas redes sociais nas 48 horas após as eleições. Às 11h do dia 7 de outubro, a hashtag #FraudeNasUrnas alcançou o topo dos trending topics do Twitter.

No dia da eleição, a ex-jornalista também contribuiu para a disseminação do vídeo em que um eleitor digita o número 1 e logo aparece a foto de Fernando Haddad, do PT. A postagem atingiu 3,9 milhões de visualizações em seu Facebook. O Tribunal Superior Eleitoral já provou a falsidade do vídeo, mas Hasselmann manteve o conteúdo vários dias no ar, antes de exclui-lo. Até agora, aliás, não postou uma correção sobre a mentira que ajudou a disseminar. Curiosamente, os questionamentos sobre as urnas, segundo ela, não se aplicam às votações para governadores e legislativo – a que a elegeu. Apenas para a Presidência.

No segundo turno, o papel de formadora de opinião a partir de conteúdos de procedência duvidosa foi mantido. Desta vez, ela escolheu destacar uma suposta interferência do Ira?, da Venezuela e do Hezbollah nas eleições brasileiras. A única evidência para a teoria é um documento escrito pelo deputado norte-americano Dana Rohrabacher para o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. Hasselmann menciona que o deputado está preocupado com a integridade do processo eleitoral e a segurança dos candidatos, principalmente depois do ataque a Bolsonaro.

Em 20 de outubro, dia em que Joice Hasselmann publicou seu vídeo sobre o tema, a discussão atingiu seu auge. Só no Facebook a publicação teve mais de 2,5 milhões de visualizações e foi compartilhada por pelo menos 2.388 páginas e grupos. No YouTube, o vídeo teve mais de 1,8 milhões de visualizações. No dia seguinte após publicá-lo, a deputada alcançou 1 milhão de inscritos em seu canal.

Plágio, processos e uma lição de jornalismo

Natural de Ponta Grossa, no Paraná, Hasselmann começou a carreira em programas regionais de rádio e TV. Antes de se tornar um fenômeno das redes, foi âncora de programas na rádio Jovem Pan e da TVeja, lugares onde se sentiu à vontade para dar vazão à sua obsessão em criminalizar as ideias identificadas com a esquerda.

Como profissional, Hasselmann se destacou mais pela oratória do que pelo jornalismo. Articulada e expressiva, sua carreira sempre privilegiou a forma – e não o conteúdo e a apuração. Quando ainda atuava no Paraná, foi denunciada no Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas por 23 colegas por plagiar pelo menos 65 reportagens em menos de um mês. A plagiadora em série copiava textos de colegas e publicava em seu blog como se fossem de sua autoria – sem crédito, claro. Roubar o trabalho intelectual de colegas de profissão é corrupção em estado bruto, mas ela omite esse detalhe de seu currículo quando brada pela moralidade e pelo combate às falcatruas no mundo político.

Apesar das provas irrefutáveis, Joice Hasselmann ainda nega o que aconteceu. Sua defesa é, basicamente, acusar as vítimas de seus plágios de serem “vagabundos ligados ao PT e à CUT”, “invejosos” e “frustrados”. Prometeu que iria processar um por um dos seus acusadores – mas, claro, não cumpriu a promessa, já que seria necessário provar em juízo que os plágios não existiram. O caso, no entanto, acabou com a sua carreira na imprensa: cinco meses depois, foi demitida e processada pela Editora Abril. Depois que o caso veio a público, Reinaldo Azevedo, seu então colega de bancada na TVeja, se recusou a continuar apresentando o programa ao seu lado. Essa seria uma mancha irreparável no currículo de qualquer jornalista – mas em tempos de pós-verdade, pouco importa. Na verdade, parece que foi justamente essa característica o que a fez alçar voos mais longos em sua carreira.

A mulher mais votada da história da Câmara despreza o movimento feminista que, segundo ela, é composto por uma “gente chata que arranca blusa para colocar peito na rua”. Em uma participação numa esquete de um canal de humor no YouTube, Hasselmann aparece vestindo luvas de boxe para defender Jair Bolsonaro de Maria do Rosário, em uma alusão à famosa discussão no Salão Verde da Câmara. “Você merece (ser estuprada)? Fala, mocreia!”, pergunta Hasselmann, enquanto desfere socos no ator que atua como Maria do Rosário. “Sabe porque ele falou isso (‘você não merece ser estuprada’)? Porque você é chata e feia pra caramba!”

Sempre bastante centrada em seu ego, Joice Hasselmann adora criar apelidos para si própria. Primeiro, de carona no sucesso de público da operação da Polícia Federal, se auto-intitulou “Madrinha da Lava Jato”. Ela chegou a escrever até uma biografia de Sérgio Moro que, do ponto de vista jornalístico, é uma historinha tão chapa branca que parece ter sido escrita pela mãe do juiz.

Depois que foi demitida da Veja, Hasselmann continuou usando a marca da empresa sem autorização – registrou, inclusive, o domínio vejajoice.com.br. Ainda manteve o nome da publicação em suas redes sociais e usava em suas imagens de perfil uma faixa horizontal vermelha, marca de identidade da TVeja. Os advogados da Abril conseguiram tutela de urgência para proibir Hasselmann de usar a palavra “veja”. A jornalista se recusou a acatar a decisão judicial, o que a levou a ser condenada a pagar multa e indenização por danos morais.

Processo Abril x Joice Cristina Hasselmann

Outro enrosco judicial em que Hasselmann se meteu por causa de uma mentira foi com Luiza Nassif, filha do jornalista Luis Nassif. Ela publicou uma foto de Luiza debaixo da seguinte manchete: “Filha de Luis Nassif comanda ato contra Moro em NY. Nassif recebeu 5,7 milhões do governo petista”. Mas era só mais um boato para a coleção da jornalista – que foi condenada a indenizar Nassif. Na sentença, o desembargador a responsabilizou por “divulgar matéria jornalística inverídica” e ainda se viu obrigado a ensinar os preceitos básicos do jornalismo para uma pessoa que se identificava como jornalista. Segundo o juiz, o ofício tem “dever de ser reto e veraz, de checar suas fontes, de apurar a procedência dos fatos, de pesar evidências, evitando a todo custo a divulgação precipitada de fatos delituosos que possam prejudicar a vida e a reputação de pessoas indevidamente.” Aparentemente ela ainda não aprendeu.

Outro boato que Hasselmann ajudou a alimentar foi o “Decálogo de Lênin”, que seria composto por 10 mandamentos do revolucionário russo e que seria usado pelo PT como uma espécie de manual para se perpetuar no poder. Mas Lênin, a quem a jornalista chama de “ditador russo”, nunca escreveu nada disso. Era só Joice sendo Joice mais uma vez.

Do ~jornalismo~ para a política

Os serviços prestados por Hasselmann ao país encantaram Jair Bolsonaro, a quem ela chama carinhosamente de “zero um”, uma referência ao filme Tropa de Elite. A deputada eleita conta que tinha uma visão equivocada sobre ele, mas tudo mudou quando ela o conheceu de perto de perto e pôde medi-lo com sua régua moral. “Bastou uma conversa pessoalmente para eu enxergar que por trás daquele homem com posições fortes havia um coração bom, honesto, e uma espinha ereta que não se dobra.” O capitão a convidou para ser candidata, mas ela titubeou por um momento. “Tive algumas conversas com Bolsonaro e houve um dia em que ele, com olhos marejados, depois de ser carregado por uma multidão, me disse: ‘Se eu tiver um Congresso forte, eu mudo este país’. Aí não teve jeito. Eu não tinha o direito de fugir dessa responsabilidade”.

Hasselmann se vê como uma heroína na luta do bem contra o mal. Para ela, o mundo é bem mais simples do que se imagina. Não há complexidade, nuances, contradições. Seu mundo é binário e maniqueísta, como nos contos infantis. “Vou compor a bancada do bem. E a outra é a do mal, que vai tentar atrapalhar Brasil“. Parece que a única razão que a fez entrar para a política é a mesma que a move como jornalista: “a defesa ininterrupta da extinção do PT”, obsessão compartilhada por Bolsonaro e praticamente toda a bancada de seu partido.

Mas o ego de Hasselmann já causou problemas para o PSL durante a campanha. Ela não é considerada confiável por parte de seus correligionários. Sem consultar ninguém do partido, que havia definido sua candidatura como deputada federal, a jornalista anunciou publicamente que seria candidata ao governo de São Paulo, causando grande constrangimento. Major Olimpio, presidente do PSL em São Paulo, afirmou que ela “atravessou o samba para querer aparecer”. Já Alexandre Frota, também deputado federal eleito, foi ao Twitter para chamá-la de “biscate” e “ratazana que atua nos bastidores”.

Apesar de ter causado alvoroço dentro do PSL, Hasselmann é a candidata que mais recebeu verbas do partido: R$ 100 mil, enquanto as demais candidaturas do diretório paulista receberam apenas R$ 5 mil. A estrondosa de votação de Hasselmann, junto com a de Eduardo Bolsonaro, garantirá pelo menos R$ 110 milhões em recursos públicos para o PSL a partir do ano que vem. Será que a ex-jornalista, que sempre se escandalizou com os milhões destinados ao Fundo Partidário, continuará escandalizada?

Além da carreira como política e cabo eleitoral da direita, Hasselmann agora também tem ministrado cursos online. Um deles se chama “Comunicação Global com Caráter e Verdade” e há tópicos interessantes como “Aprenda a enxergar a mentira”, “O som da verdade – a verdade tem um som diferente” e “Aula com treinamento para identificar a mentira no dia a dia”. No mínimo curioso.

Com esse currículo não é difícil entender porque Joice Hasselmann se tornou o principal polo disseminador da campanha de Bolsonaro. A ex-jornalista foi escalada para dar um verniz de credibilidade aos principais boatos que contribuíram para alavancar a candidatura do capitão, em um esquema de distribuição massiva de mentiras que impressionou até a Comissão Eleitoral da Organização dos Estados Americanos.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Já era, macacada vermelha. Em 2019 vão ter que trabalhar pra sobreviver.

    Foi fake news não, teve fraude eleitoral sim, para o PT nao perder de tanto, porque era impossível virar numa fraude mais de milhões e milhões de votos.

    Na próxima eleição, esperamos que tenhamos voto impresso.

  2. Avatar
    Paulo Roberto Rocha says:

    Matéria típica do chororo da esquerda, Joice em suas acusações na maioria são procedentes, diferentes do jornalismo imundo da Folha de são Paulo.

    • Avatar

      O PT não foi varrido porquê não ocupa a presidência desde que a Presidenta de direito foi deposta numa farsa parlamentar. Mas fez maioria na Câmara e o maior número de governadores, além de ter sido apontado como o partido preferido por 29% numa pesquisa do Ibope de agosto último. Os demais partidos foram citados por menos de 5% e nem somados chegam perto da preferência pelo PT.

      • Avatar

        Se fizer uma pesquisa nas cidades do interior no norte nordeste entre os pobres que foram comprados pelo bolsa família, este percentual é ainda maior… A cada eleição o PT fica menor e meu sonho é que ele desapareça.

  3. Avatar
    José Antonio Rosa says:

    Profissionais das ciências da computação, catedráticos e peritos independentes como Diego Aranha e Amílcar Brunazo evidenciaram as vulnerabilidades do processo eleitoral eletrônico, com ênfase nas urnas, no código fonte e módulo criptográfico. Pesquisem no YouTube pelo nome dos professores e tirem as suas próprias conclusões. Essas urnas são como uma arma de guerra invisível. Nenhum tirano no Poder, a citar, Maduro, perderia eleições com as mesmas. BOLSONARO GANHOU PORQUE A MARGEM DE VOTOS SUPEROU EM MUITO QUALQUER POSSIBILIDADE SUSTENTAVEL MORALMENTE DE FRAUDE. DEUS que nos ajude e há de ajudar, que esta seja a última eleiçao no Brasil sem voto impresso e auditável fisicamente um a um. Não tem porque ter pressa. Os escolhidos só assumem em primeiro de janeiro do próximo ano. É obvio que as coisas são como são, com um único propósito. Há maiscoisas naquilo que você não vê, do que naquilo que você vê. Entre o céu e a terra, há mais mistérios do que a nossa vã filosofia pode supor.

    • Avatar

      Darwin está se remoendo no túmulo, acreditava na evolução do homem e eis que: elegem para presidente do Brasil um cara com ideias da idade média. Babaca, idiotas e atrasados para votarem num ser “humano desse. Pasmem.

  4. Avatar

    O mais engraçado e que este proprio texto é recheado de “existe o boato..”, “jornalistas dizem que..”, dando legitimidade aos boatos e disse-me-disse de jornalistas magoadinhos pelo sucesso profissional de Joice. Quem a acompanha, sabe beeeeeeem de cada uma dessas histórias, pois a mesma nunca fez questão de se esconder. Novamente comico que um texto como este, supostamente tao bem escrito e cheio de ~verdades, não deu a versão do outro lado da história. Aí fica facil defender a narrstina que cai bem ao autor, nao? Por textos e blogs como estes, o jornalismo ta morrendo, sangrando de dentro pra fora, enquanto Joice e companhia decolam. Para o azar de quem escreve o texto (:

  5. Avatar

    E agora vc autor da matéria tenta desmoralizar a Joice. Parece piada um defensor de bandidos apontar o dedo p os outros. Cria vergonha nessa cara e vai trabalhar.

      • Avatar

        Se ele não sabe conjugar os verbos corretamente a culpa é de quem? Sua, minha e nossa que elegemos políticos que não estão nem aí com a educação e quanto mais analfabeto funcional , melhor. Podemos corrigir, mas com educação. O mundo precisa mais de boas vibrações.

  6. Avatar
    Rinaldo de Azevedo Mello says:

    Ah agora entendo por quê falar mal da Joice é por quê vocês apoiam a corrupção em nosso querido Brasil né (#lulalivre) me poupem por favor!
    Na situação em que o nosso País se encontra ser a favor de uma seita como o pt ou está ganhando alguma coisa ou que não está nem aí para o Brasil e que se dane tudo, é lamentável que corrupção não quer dizer nada para vocês que está tudo bem!

  7. Avatar

    Por oportuno, faltou explicar por que a chamam de “loira do banheiro”. Por que faz muita cagada? Essa vai ser a primeira “moralista” ser pega com a boca na botija!!!!

  8. Avatar

    A gorda hasselmann e Janaína acabaram lucrando com os seus “ideais”. Achei que o interesse delas fosse autêntico em levantar as iniquidades da política, e agora…lá estão elas.

  9. Avatar

    Um site que tem a # Lula livre axa que tem credenciais pra falar da Joice e desmentir ela, pois eu acredito mais bela do que o STF , pois sei que os 3 poderes tão corrompidos, e eu vi pessoalmente os casos da urnas, o caso das urnas não foi nem averiguado no dia da eleição e já foi logo desmentido, depois no proprio teste do TSE deu fafalho, mas falaram que era normal, pq vcs não escrever estoria em quadrinhos, será mais lucrativo e terá mais credibilidade.

  10. Avatar
    MARIA AUXILIADORA ALVES DE SOUSA TEIXEIRA says:

    Joice é hoje a melhor jornalista que vemos no Brasil.
    Diferente da Globolixo!
    Sou sua admiradora a anos!
    Decepção com vocês!!!!!!

  11. Avatar

    Não adiantou os Petralhas gastarem R$ 34.000.000,00 nas eleições o povo rico e próspero é com educação do sul e sudeste e centro oeste mostrou que o próximo mandato da quadrilha petista e de esquerda vai ser em Curitiba na prisão de Pinhais.
    E orem todos os dias pela saúde de Bolsonaro se não vão ser governados por um General linha dura.
    Ou podem ir, para Cuba e Venezuela.

  12. Avatar

    O PT foi nocauteado. Agora que os petralhas não tem de onde roubar esse jornaleco vai fechar. Vai pra fila do SINE todos vocês.
    Chega de mimimi
    Pesei. Bola pra frente
    Se não podem ou querem ajudar.
    Não atrapalgem

  13. Avatar

    Oiiii petistas corruptos, estão chorando , ownt tadinhos, que seu mentor lula ladrão fique um tempinho contando até nove da cadeia por no mínimo 12 anos.
    Aceitem , o PT morreu, acabou a mamata, o povo acordou, e Haddad jamais teria 45 % se tivesse 12% era muito .. Mas graças à Deus nós vencemos a batalha contra o mal vermelho. .

  14. Avatar
    Marcos Amâncio says:

    Não ha como argumentar com Bolsonaritas ignorantes, massa de manobra. Elegeram um “mito” que nunca fez nada por ninguém em seus quase 30 anos de vida pública, nunca administrou a birosca de esquina e agora está a frente de um país como o Brasil. Como dizia Eduardo Cunha hoje encarcerado em Curitiba ” Que Deus tenha piedade desta nação”.

  15. Avatar

    E melhor há ir se acostumando vão ter que trabalhar de verdade,aqui em São Paulo deu tudo certo Bolsonaro presidente,Doria governador,se Márcio França ganhasse voces viriam sugar o governo estadual já que vão estar na rua, câncer vermelho

  16. Avatar

    Logicamente que não está pensando no povo, foi ser candidata para alimentar o seu ego, passando por cima de tudo e de todos com mentiras descabidas, só não vê quem não quer.

  17. Avatar

    A mentira, usada à exaustão, é a principal arma para conquistar a mente dos ignorantes. Goebbels, o ministro da propaganda de Hitler, disse uma frase lapidar que funciona até hoje: “repita uma mentira mil vezes e ela se tornará verdade”. Esta foi a principal arma usada pelos ricos para manipular o voto dos menos dotados de inteligência: “fake news” aos borbotões nas redes sociais, principalmente no Whatsapp, para convencer os burros mais pobres a darem seu voto ao candidato dos ricos. O arrependimento virá na velocidade da luz.

    https://www.youtube.com/watch?v=yxhZp94klQY

  18. Avatar

    Tem pontos nessa matéria que vocês foram grotescos. A pessoa que escreveu deve ter muito ódio da Joyce ou inveja pois denegrir é um ato feio. Muitas informações que ela passou no seu canal foram verdadeiras. Quero ver se teriam a coragem que ela teve de enfrentar os partidos políticos de esquerda .

  19. Avatar

    Podem chorar Ptzadas acabou a Joice e popular e aprovada pelo voto kkk
    Vai ser osso duro de roer e pode ter certeza que as denúncias que ela fez fez com que os fraudadores ficassem com as barbas de olho ponto pra ela. Impediu o prosseguimento da trama com os institutos de pesquisa e a mídia podre podem acreditar. Xupem.GameOver

  20. Avatar

    Pelo menos num ponto, e não me refiro ao restante da matéria, há um erro grosseiro neste artigo da Nocaute. O vídeo-denúncia com a urna que mostrava o 13 quando o eleitor só digitava o 1, é verdadeiro e falso (fake) é o vídeo-refutação do TRE-MG como ficou provado na auditoria no dia 20/out no TRE-SP. O administrador eleitoral não reconheceu essa prova que produziu em público e tentou negar e esconder o fato excluindo a urna da auditoria, mas foi tudo filmado ao vivo. Está na Internet o vídeo-prova onde a mesma urna que aparecia trocando e completando o teclado pelo eleitor no vídeo-denúncia também aparece trocando teclas durante o teste no TRE-SP. O erro da Nocaute foi reproduzir a publicidade institucional do administrador eleitoral de forma acrítica, sem procurar uma perícia INDEPENDENTE para verificar a corretude do vídeo-denúncia . Quando fala sobre a confiabilidade das suas urnas eletrônicas o órgão administrador eleitoral do Brasil é sabidamente o maior gerador de fake-news.

  21. Avatar

    Antes de Donald Trump ser eleito, o renomado escritor, filósofo e midiólogo italiano,, Umberto Eco, já havia decifrado o enigma dessa “esfinge”; num livro de ficção (mas que se mostra fiel retrato do que ocorre nos meios de comunicação pretensamente jornalísticos e os nem tanto…) intitulado Número zero. Sobre esse livro a jornalista e Professora da UFMG, Ângela Carrato, escreveu belo artigo, em junho de 2015. A seguir dois parágrafo desse artigo.

    [ Número Zero (editora Record) é o mais recente livro de ficção do internacionalmente renomado filósofo, ensaísta, midiólogo e escritor Umberto Eco. O tema do seu sétimo romance é o mau jornalismo praticado na Itália nas últimas décadas, em especial durante a chamada Operação Mãos Limpas (Mani pulite). A operação, que visava esclarecer casos de corrupção na década de 1990, colocou na cadeia grande parte dos políticos e empresários italianos, levando ao fim a chamada Primeira República.

    Ao contrário do que se possa imaginar, a Operação Mãos Limpas não deu lugar a um governo honesto e democrático. Após a suposta limpeza geral, quem chegou ao poder, como primeiro-ministro, e por lá ficou nove anos, foi ninguém menos do que o inescrupuloso Sílvio Berlusconi, um magnata da comunicação (Grupo Mediaset) e proprietário do clube de futebol italiano Milan que usou e abusou da política para ampliar seu império midiático, enriquecer, favorecer amigos e correligionários. Em 2013, a revista Forbes o classificou como o 194º homem mais rico do mundo. ]

    O artigo completo pode ser lido em http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/umberto-eco-midia-e-mentiras/

    Os editores do Nocaute devem ter observado que houve uma participação massiva de “trolls” entre os mais de 70 que comentaram este post do Intercept, reproduzido aqui. É o uso das técnicas de guera híbrida total, uma guerra suja e assimétrica que eles aprenderam com os militares brasileiros e estes, entreguistas, sabujos e subservientes aos EEUU, com o Deep State estadunidense. Essa guerra suja, movida a vários crimes cibernéticos e de caixa 2, foi a responsável pela eleição do sub-sub-nazifascista, além da fraude leitoral clássica, de que eles acusam os adversários derrotados.

    Outro artigo cuja leitura se faz necessária é este http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a_receita_da_salsicha/

  22. Avatar

    Eu gosto da Joice votei nela acompanho seu trabalho como todos os jornalistas ela pode ter cometido erros mas concordo com quem disse que ela mais acertou do que errou ….. Estou desempregada fico muito triste em ver pessoas que ainda defendem Lula e Dilma e o PT não tem ideia de como eles deixaram o país pode ser que me arrependa de ter votado no Bolsonaro mas mesmo assim não quero o PT de volta nunca mais, eu sei o que estou sofrendo. Se Bolsonaro não for bom também não volto nele novamente.Ele Vai pro mesmo lugar de Dilma e Lula o esquecimento….

  23. Avatar

    Tipo do jornaleco merda escrito por gente merda, recalcada e frustrada com a surra das urnas, surra sim… kkkkkkkkkk tá acabando a gozolandia da esquerda.

  24. Avatar

    Se alguém tiver dúvidas de compra de votos, é só ir na cidade de Inhapi, AL que vai se surpreender com a verdade…o pior é saber que uns vendem seu voto por $50,00 outros que tem vida melhor $200,00 , algumas pessoas dentadura, óculos, etc
    Se houvesse uma investigação séria não ficaria pedra sobre pedra no estado, afinal de contas no nordeste inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *