Brasil

FHC rompe com Anastasia e Aécio Neves

Tucanos históricos articulam a fundação de um novo projeto político e descartam a participação de todos os políticos, que segundo eles não compartilham dos valores da democracia e preferem ter uma prática política orientada para o fisiologismo.  

Fernando Henrique Cardoso (FHC) e um grupo de tucanos históricos pretendem refundar o PDDB, mas já avisaram que não aceitarão políticos como Antônio Anastasia e Aécio Neves, que consideram fisiológicos, muito próximos à corrupção e sem afinidade com um projeto democrático e moderno. Na prática, isso significa um rompimento do grupo liderado por FHC com os dois mineiros.

O grupo é liderado por Arthur Virgílio, Tasso Jereissati, além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Arthur Virgílio, Tasso Jereissati e Fernando Henrique Cardoso.

Os articuladores do projeto pretendem adotar o ideário ideológico da social democracia e atrair nomes como Marina Silva, Miro Teixeira, Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon.

Não haverá espaço, segundo os articuladores, para os políticos que eles consideram adesistas de ocasião, sem nenhuma afinidade com os princípios democráticos, como Cássio Cunha Lima, Antonio Anastasia e João Doria e Aécio Neves. Os quatro estão entre os tucanos que se jogaram no colo do presidenciável fascista do PSL, Jair Bolsonaro.

“A sorte de Mário Covas é que ele não está mais aqui para ver no que se transformou o partido que ele idealizou com Franco Montoro”, afirmou Arthur Virgílio na tarde da última quarta-feira, dia 3. “O partido que surgiu perto do povo e longe das benesses do poder se entregou ao fisiologismo mais rasteiro”.

Sobre o chefe de do Senador Antônio Anastasia, Aécio Neves, Virgílio é categórico: “Desde o início advoguei que ele tinha de sair do partido para se defender das acusações por corrupção e obstrução da Justiça”.

Esses políticos, além de outros tucanos, segundo Arthur Virgílio, se juntaram ao que temos de mais nefasto na sociedade brasileira, imaginando que tinham descoberto o mapa da mina.

Entre os maiores erros, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio destaca que “ao se juntar com o Centrão, eles se enganaram e acabaram arrastando o partido para a irrelevância”.

As articulações com Tasso Jereissati, com consentimento de FHC, definem que o grupo vai travar uma batalha interna com a proposta de mudar tudo. Não haverá espaço para o que classificam de “salve-se quem puder” em que a sigla se meteu.

Segundo o prefeito de Manaus, a atitude de Cunha Lima, Anastasia e João Doria, de aderir a Bolsonaro já prevendo o loteamento de um futuro governo é inaceitável.

 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Antônio César Guimarães says:

    FHC…esse javers para estar fora do cenário político brasileiro já há bastante tempo. FHC e a sigla de que mesmo?Ah, entendi: F uturo H óspede C uritibano. Saquei!!!!

  2. Avatar

    FHC, quem não te conhece, que te compre. Com o seu golpismo, levou seu PSDB para o colo do Cunha, da gangue do Temer, com seu pupilo, Aécio Neves. Não quer ir para o buraco com os seus, tirando da reta nos anos que te restam com esse capítulo pretensamente restaurador, mas sinto muito, não vai dar. Quanto a um novo partido, que seja realmente de cunho social-democrata, coisa que o PSDB foi por um suspiro de tempo, pode até ser bem vindo. Mas com essa semente de nascer de um golpista, não vai dar certo. De novo.

  3. Avatar
    Adilson Ribeiro Luz says:

    Fernando Henrique eu entendo a sua insatisfação, mas algo tem que ser feito para eliminar o PT. Há como eu gosto que fosse o Geraldo Alckmin, mas infelizmente nas pesquisas ele nao de 8%, desta forma no meu ponto de vista Bolsonaro mesmo com esse jeitão dele é melhor para o nosso PAÍS.

  4. Avatar

    Ah, FHHC, quem não te conhece, que te compre.
    Aliás, que te compre quem não sabe – ou finge não saber – das privatarias, do “limite da irresponsabilidade”, das contas suíças, dos laranjas, das fazendas, dos apês de luxo, das amantes e filhos sustentados com propinas e desvios.
    Já esquecemos o que escreveste, que além do mais foi plagiado, mas não esqueceremos o que fizeste.
    Ah, FHHC… vá o quanto antes para o diabo que te carregue!

  5. Avatar

    FHC, o dissimulado de sempre.
    O oportunista de sempre.
    Faz e desfaz como se o estado da situação não tivesse nada a ver com o fato de ter sido o “mentor” do impeachment de Dilma e o avalista da sustentação do Cartel do “MT” pelos tucanos.

  6. Avatar

    Não se deve esquecer que foi por conta de Mário Covas que FHC não foi para o colo de Collor de Mello na condição de Ministro das Relações Exteriores.
    Todo mundo sabe dentro do PSDB o que Covas disse para FHC: “para aderir ao Collor tem de sair do partido”.

  7. Avatar

    O PSDB PERDEU ESPAÇO NA POLITICA POR CAUSA DA CORRUPÇÃO E POR QUE O POVO CANSOU DE UM PARTIDO QUE SE DIZ DE CENTRO DIREITA DA DEFENDE PAUTAS DA ESQUERDA, NO FINAL O PSDB SE IGUALOU AO PT, SE O PSDB QUISER VOLTAR A TER O PRESTIGIO QUE TINHA TERÁ QUE SE DISSOCIAR DA IMAGENS DOS VELHOS CACIQUES DO PARTIDO A COMEÇAR DO FHC, E SE RENOVAR DO CONTRARIO PERDERÃO ESPAÇO PARA NOVOS CANDIDATOS E TAMBEM PARA LEGENDAS QUE REALMETE IRÃO TER FILOSOFIAS DE CENTRO DIREITA. A OUTRA OPÇÃO E O PSDB SE ABRAÇAR COM O PT E IREM PARA VALA! KKK

  8. Avatar

    #Carta aberta a FHC
    Prezado ex-presidente Fernando Henrique Cardoso:
    Meu amigo, engenheiro civil Pedro Paulo estava presente na cidade de Ouro Preto por ocasião da fundação do PSDB. Ele me contou que nas festividades que ocorreram naquele dia, apertou a sua mão.
    Este meu amigo, poucos anos depois, ainda durante seu primeiro mandato na Presidência da República se desfiliou. Me disse à época que aquela política que estava sendo praticada não era Social Democracia.
    Votei em você FHC, por duas vezes. Gostei quando se tornou cabo eleitoral do Lula defendendo-o publicamente, quando a imprensa golpista dizia que ele não poderia ser Presidente da República devido ao fato de não ter curso superior. Mas não gostei da privatização da Vale e de outras empresas públicas por um preço de banana. Moralizar as Empresas públicas e cortar seu financiamento constante via Tesouro Nacional por meio de decreto-lei ou de Lei promovida e aprovada por sua ampla base Congressual teria sido mais eficiente.
    Na aurora de sua atitude querendo reunir um grupo de democratas genuínos numa nova agremiação, desejo alertar para o maior erro do PSDB, do PT, do PMDB e de tantos outros partidos e partidinhos Brasileiros: “Vocês (os líderes) são mortais tanto quanto o povo que os elege”. No Brasil dos meus netos acredito que a renovação constante por meio da formação de novos quadros dentro dos Partidos impedindo o surgimento dos Coronéis “aparentemente eternos” será uma diretriz. Diretriz forte, tão forte que impeça as nefastas lideranças políticas daqueles que usurpam o poder e fazem dele sua profissão e meio de vida eternos conforme tenho testemunhado.
    Falei exaustivamente sobre este e outros assuntos dentro da Plataforma Observador Político que Você fundou e depois abandonou.

    Atenciosamente
    José Antônio da Conceição

  9. Avatar

    Não há de se haver espanto até nas mais criminosas facçôes há dissidências, o farol de alexandria foi quem inventou a corrupção toda que o PT de braços abertos recebeu achando que não era arapuca e sim presente/herança e tudo ficaria na normalidade, os tempos agora são outros e a arrogancia não lhe trará de volta o poder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *