Brasil Mundo

Governo Temer vende quatro áreas de pré-sal na Bacia de Santos

Uma semana antes do primeiro turno das eleições presidenciais, o governo de Michel Temer vendeu quatro áreas do pré-sal na Bacia de Santos em leilão nesta sexta-feira por R$ 6,8 bilhões. Consórcios liderados pela Exxon, dos EUA, e pela Shell, da Holanda e da Inglaterra, levaram as maiores áreas.

Essa foi a 5ª Rodada do modelo de Partilha de Produção. As quatro anteriores foram realizadas nestes dois anos de golpe.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos organizaram protestos contra o leilão.

“O Pré-Sal brasileiro já produz mais óleo e gás do que Angola, Indonésia, Reino Unido, Malásia, Omã, Austrália, Índia, entre outras nações. As gigantescas reservas de Lula, Libra e Búzios figuram entre as dez maiores descobertas de petróleo do mundo. A despeito de toda a importância estratégica, esse tesouro está sendo entregue às multinacionais pelo governo Temer em troca de centavos. Desde o golpe, em 2016, já foram entregues cerca de 30 bilhões de barris de petróleo de reservas preciosas do Pré-Sal e das áreas contíguas, localizadas no entorno desta fronteira. Um barril de petróleo bruto contém cerca de 158 litros. Os valores médios pagos por cada barril entregue nos leilões do governo Temer ficaram em torno de irrisórios R$ 0,40”, diz o texto publicado no site da FUP.

O primeiro a ser ofertado no leilão de hoje foi o bloco Saturno, arrematado por um consórcio formado pela Shell e pela Chevron.

O segundo bloco vendido foi o Titã, ao consórcio da ExxonMobil com a QPI.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O Brasil se tornou uma republiqueta de quinta categoria com o governo golpista lesa pátria.
    Pergunto: o que fará o presidente eleito sobre todos os retrocessos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *