Brasil

Haddad: Lula não quer indulto, ele é inocente.

Fernando Haddad disse, em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira (18), que o ex-presidente Lula não quer receber indulto, mas ser inocentado pela Justiça. O candidato à Presidência pelo PT foi questionado se concederia ou não o benefício ao ex-presidente caso seja eleito.

O ex-prefeito rebateu o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que declarou que esse seria o primeiro ato de Haddad no Palácio do Planalto. “A resposta é não. Não ao indulto”, respondeu o presidenciável após ser questionado várias vezes pelos entrevistadores.

Fernando Haddad afirmou que nunca tratou desse assunto com o governador mineiro, que é candidato à reeleição, ou com quem quer que seja do PT, a não ser com o ex-presidente Lula, ao repercutir a publicação de notícias sobre um eventual indulto.

“Pimentel está concorrendo ao governo de Minas. Espero que seja eleito, mas ele não tem a prerrogativa de dar indulto ou não. Nem antes nem depois [da declaração], nunca conversei sobre isso a não ser com o presidente Lula, provocado pela imprensa”, contou. “Pode ser que ele tenha desejo de que isso aconteça”, emendou .

Na entrevista Haddad também defendeu a cobrança de impostos sobre dividendos (parcela de lucros de empresas) e isentar de imposto de renda quem ganha até cinco salários mínimos. “O que nós defendemos é que os ricos, os muito ricos, voltem a pagar impostos como pagavam até 95 sobre dividendos para que a classe média e a classe trabalhadora paguem menos impostos. Então, nós teremos um reequilíbrio da carga tributária, e não um aumento dela.”

O petista disse que pretende diminuir a concentração bancária, apoiando cooperativas de credito e fintechs (startups do setor financeiro), e afirmou que, se eleito, vai dar benefícios fiscais para bancos que cobrarem juros menores ao consumidor.

“Aqui é o único lugar em que banco não toma risco, só ganha. Qual país do mundo que cobra 300% de juros no cartão? Ou 120% de juros no cheque especial? Para uma inflação de 4,5%. Vamos taxar os bancos, quanto mais juros cobrarem, mais vão pagar de imposto. Em compensação, quanto menos cobrarem, menos vão pagar de imposto. Queremos nos associar a um projeto de redução das taxas de juros para o tomador. Se não for isso, ninguém vai conseguir pagar suas dívidas, ninguém vai abrir uma empresa, ninguém vai fazer um crediário.”

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *