Brasil

Tucano João Dória usa imagens falsas em sua propaganda eleitoral

O candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSDB surrupiou imagens de uma escola americana e de uma clínica médica russa, para ilustrar supostas creches que teriam sido feitas em sua gestão como prefeito.

Trechos da propaganda política de João Doria foram retirados de bancos de imagens estrangeiros, como o Storyblocks, da empresa americana VideoBlocks, e Ru.depositphotos, da Rússia. As informações são da CBN e revelam que o candidato ao governo do Estado de São Paulo se valeu de produções estrangeiras para ilustrar creches que teriam sido entregues durante sua gestão como prefeito da capital paulista.

Mesmo com o artigo 54 da legislação eleitoral que proíbe montagens, trucagens, computação gráfica e efeitos especiais, o comitê de campanha de João Doria afirma que não cometeu nenhuma ilegalidade.

As cenas foram veiculadas três vezes nos últimos quatro dias de propaganda eleitoral do tucano, como se fossem de escolas e creches criadas por ele em sua gestão como prefeito de São Paulo.

Sem ter como assumir a fraude, a campanha de Doria diz em nota que: “recorreu a bancos de imagens porque o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite o uso de imagens de crianças sem autorização judicial, o que dificultaria bastante as gravações internas, nas dependências das creches.

É importante esclarecer que em nenhum momento foram usadas imagens em plano aberto, que mostrassem salas ou infraestrutura. Mostramos apenas detalhes em takes mais fechados, como rabiscos em papel, mãozinhas sujas de tinta, ou crianças brincando e comendo.

Já as imagens externas, em que não havia risco de expor as crianças, foram todas realizadas em frente a fachada de uma creche paulistana”.

Doria no entanto, não explicou se pagou direitos autorais pela apropriação das imagens utilizadas na propaganda ou se simplesmente copiou e colou.

Intenção de voto para Governador de São Paulo.

De acordo com a mais recente pesquisa de intenção de voto para governador do Estado, João Dória aparece empatado com Skaf em primeiro lugar.

Os dados da pesquisa são do DataPoder360 e indicam Doria (PSDB) com 21% e Skaf (MDB) com 20% da preferência do eleitor. Em seguida vêm Luiz Marinho (PT) e Márcio França (PSB), ambos com 8%.

A pesquisa indica também, que 29% dos eleitores de João Doria afirmam que irão votar no candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Apenas 21% dos apoiadores de Doria optam por Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato a presidente.

Para o DataPoder360, esse é um fenômeno comum em eleições brasileiras. O eleitor escolhe o governador de um partido e o presidente de outra sigla.

A pesquisa foi realizada por telefone nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2018 em 191 cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, 3.000 pessoas com 16 anos ou mais foram entrevistadas e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os números de registro na Justiça Eleitoral são SP-03343/2018 e BR-06432/2018.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *