abril 24, 2024

Exposição Virtual
Lula Livre

A luta da arte contra a barbárie é tão antiga quanto a barbárie. O Brasil se emocionou, dias após o golpe de Estado de 2016, com músicos da Orquestra Sinfônica do Rio executando ao ar livre a peça Carmina Burana, de Carl Orff, cujos acordes eram entoados pelas pessoas com o refrão “Fora Temer”. De lá para cá vimos e ouvimos paródias de tradicionais sambas, baiões e xaxados com letras adaptadas para a luta contra o golpe. Com a prisão ilegal de Lula apareceu – e se multiplicou pelo país – o trompetaço do brasiliense Fabiano Leitão executando o “Lula Lá” em portas de palácios, tribunais, shoppings e praças públicas.

Cartunistas e artistas gráficos não ficaram atrás. Cada um no seu espaço, açoitaram sem dó Temer e sua quadrilha com charges e desenhos memoráveis. 

E foi um grupo deles, liderados por Fernando Carvall e Marcelo Laffitte que tomou a iniciativa de organizar esta Exposição Virtual Lula Livre, que o Nocaute tem a honra de exibir hoje, às vésperas da decisão sobre o destino do ex-presidente Lula. 

Participam desta mostra três dezenas de artistas, entre os mais prestigiados do país. Comprometidos com a libertação de Lula e com a volta da democracia, eles confirmam o sábio ditado do lusitano Gil Vicente: “Castigat ridendo mores”. Sorrindo nós castigamos os costumes.

 O Brasil fica devendo mais esta a nossos artistas.

Fernando Morais

  1. Avatar
    honoriodelgadorubio says:

    Camaradas, en estos tiempos que el imperialismo,incrementa, el Bloqueo económico y comercial contra Cuba y la República Bolivariana de Venezuela apoyado por la Unión Europea y sus bucaneros la OTAN; junto a fantoches Latino Americanos; no dudar que los que deseamos la paz el progreso de nuestros pueblos, podemos asegurar que somos más en números los que deseamos los pueblos felices y desarrollados, con una justicia social de igualdad, y fraternidad con la integridad de amistad entre los pueblos.
    El camino puede ser duro y pedregoso pero estar por seguros que venceremos. Curitiba 07 de Septiembre de 2018, Honorio Delgado Rubio

  2. Avatar
    Anna Ferreira de Souza says:

    Maravilhosa a expo virtual Lula Livre. Os ARTISTAS (maiúsculas) expressaram com arte verdadeira o que pensa e sente o povo brasileiro. Parabéns!

  3. Avatar
    Liu Idárraga O. says:

    ¡Hasta la victoria siempre!!!!! Porque nuestra lucha es justa, es la lucha por la belleza, por la diversidad cultural, biológica, por los colores, las polifonías, el amor, la solidaridad, el respeto y la fraternidad entre pueblos y herman@s. ¡Basta de divisiones, basta de peleas y muros entre vecinos, basta de juego sucio, persecución y asesinatos de nuestros líderes y liderezas!!!! #LulaLivre, venceremos!

  4. Avatar

    Maravilhosa a exposição Lula livre , mostrando criatividade, inteligência aliada ao senso de humor brasileiro, lutando por uma causa mais do que justa contra a opressão que querem acabar com um homem que lutou pelos menos desfavorecidos.Parabéns aos nossos artistas!

  5. Avatar

    A melhor arma e a mais letal contra a ignorância, contra a alienação e contra a barbárie que advém delas sempre foi a arte e o Brasil é sem dúvida o locus da pura arte. Compartilhemos para que alcance o mundo.

  6. Avatar
    Averaldo Júnior says:

    A Sensibilidade que só os Artistas Tem. A Exposição estará registrada na História Brasileira, como uma CAÇADA INFAME E ILEGAL contra o Maior Presidente do Brasil!

    LULA LIVRE!!!!!!!!!!!!!
    LULA CANDIDATO!!!!!!!!!!!!!
    LULA PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!

  7. Avatar
    Maria Isabel Giorgetti says:

    Que ótima idéia! Quem é tema de uma exposição virtual como essa não precisa de horário político! O alcance e visibilidade da exposição são muito maiores que de qualquer debate na TV, pelo interesse genuíno que desperta. Parabéns aos participantes e autores da iniciativa!

  8. Avatar
    Ludmila Helena de Assis says:

    Extraordinária essa exposição!!!
    Sem palavras!

    Que tal o Nocaute fazer uma impressão bacana dessa arte e leiloar para os interessados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email