Brasil

Fachin será o relator da ação de Lula no STF

O ministro do STF Luiz Edson Fachin será o relator de uma das ações da defesa do ex-presidente Lula para que ele possa disputar as eleições presidenciais deste ano.

A defesa pede a suspensão da condenação do petista no TRF-4 devido à decisão da ONU que determinou que Lula tenha todos os direitos respeitados como candidato até que o processo seja transito em julgado.

Caso o pedido seja negado, a defesa pede que ao menos seja afastada a inelegibilidade do ex-presidente.

Fachin é o relator das ações de Curitiba ligadas à Operação Lava Jato. Ele pode decidir individualmente ou remeter ao plenário.

Fachin também compõe o TSE. Ele foi o único dos sete ministros da Corte a votar a favor da candidatura de Lula. Apesar de considerar o petista inelegível, ele acolheu o argumento a respeito do comitê da ONU.

A outra ação da defesa do ex-presidente será na esfera eleitoral. Um recurso foi impetrado no TSE nesta terça-feira (4), que deve ser remetido ao STF.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    “Decisão da ONU”?!!!! Aquilo foi uma liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU – e não do Conselho, é sempre bom relembrar -, que não tem o menor efeito vinculante para a Justiça brasileira. Insistir nisso é simplesmente fazer com que a coisa fique mais ridícula ainda,
    E, também sempre vale a pena lembrar, Lula é inelegível devido à Lei da Ficha Limpa, a estrovenga que ele mesmo sancionou enquanto presidente da República…

  2. Avatar
    Valtemir Barnabe says:

    Não se preocupam o PT, que se Lula continua, se elege e depois o impedem de assumir… entrará o candidato mais votado em segundo lugar, e ai pode ser um Bolsonaro da vida… e ai sim o Brasil e o povo vão estar fudidos de vez… ein? Me respondampor favor…. ?‍♂️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *