Brasil

A imprensa também é responsável pelo incêndio do Museu Nacional

A imprensa defende diariamente a política de austeridade e agora condena o governo por não repassar recursos para a preservação do patrimônio histórico.

Meus amigos e minhas amigas do Nocaute,
Volto para conversar com vocês. Hoje infelizmente uma nova tragédia: o incêndio do Museu Nacional aqui no Rio de Janeiro, onde estou, na Quinta da Boa Vista. Um patrimônio universal, não só brasileiro. O incêndio do museu, de seu acervo fantástico, reconhecido mundialmente, e seu prédio histórico, que foi sede da monarquia.

Irresponsabilidade criminosa dos atuais governantes, com corresponsabilidade dos deputados e senadores que aprovaram o famoso Teto dos Gastos, e o corte de gastos que tem levado a crise não só ao patrimônio histórico mas também à pesquisa científica, educação, saúde, segurança, aos estados, municípios, um crime contra o país.

Quem são os responsáveis? O presidente ilegítmo? O centrão, o PSDB, o DEM, os partidos que aprovaram esses cortes? Que criaram esse teto de gastos, ou seja, não se pode gastar mais do que se gastou no ano anterior mais inflação? Isso significa cortar. Deixar a saúde, educação, ciência, museus, sob risco. O pior é que é um corte burro.

Um corte linear: vamos cortar 30% em todos os setores, sem analisar caso a caso, onde se deve ou não cortar. Baixar juros nem pensar. Reforma tributária nem pensar. Combater privilégios e regalias da alta cúpula do Judiciário nem pensar. É cortar, cortar, cortar.

O mais grave é a responsabilidade da imprensa. Os jornais das rádios, da televisão, âncoras que defendem abertamente todos os dias essa política. Mas agora, indignados, tristes, se apresentam perante o público para condenar o governo, que não dá recursos para a preservação do patrimônio histórico, que cortou os recursos do museu e amanhã do arquivo nacional, que corre riscos também. Como já ocorreu com outros prédios públicos que hoje mantém a nossa memória histórica.

Esses jornalistas precisam ser chamados à responsabilidade. A imprensa precisa ser cobrada pela sua responsabilidade pelo desastre que está acontecendo no Brasil. Apoiam candidatos que pregar o corte de gastos públicos, a reforma da previdência, aplaudem a reforma trabalhista que tirou direitos de trabalhadores, querem que o povo arque com o custo da crise. Enquanto eles continuam sem pagar impostos, continuam a viver no luxo e riqueza enquanto o povo é explorado, essa é a verdadeira palavra, por juros excruciantes que não existem em nenhum país do mundo.

É preciso que os apresentados do Jornal Nacional, da Globonews, articulistas de jornais, não vou citar nomes, eles sabem, assumam suas responsabilidades. Prestem contas agora ao povo por essa escandalosa política que está levando à destruição do país, esse incêndio criminoso, a destruição da ciência, da pesquisa, como denunciou a Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência, o corte de verba para bolsas de estudos aqui e no exterior ao mesmo tempo em que se dá um aumento escandaloso para o Judiciário. E agora as Forças Armadas também querem um aumento. Amanhã o Congresso também vai querer, os servidores do Executivo, da Receita, da Polícia Federal, do Ministério Público.

E ninguém quer saber de pagar imposto. Só cobrar imposto do povo. Por isso não basta se indignar com a tragédia do museu, da nossa memória histórica, talvez o mais importante da América Latina e em algumas áreas o mais importante do mundo.

É preciso parar essa política de austeridade que não deu certo no mundo. Fazer uma reforma tributária, do sistema bancário e financeiro, mudar a estrutura política do país e principalmente eleger um presidente do povo, com o povo e pelo povo. Todos nós sabemos quem é esse presidente: é Lula.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Mario Antonio Mozzato says:

    Havia VERBA sim, mas os Políticos que Administram a UFRJ indicados pelo PSOL não repassaram a VERBA. O Reitor tem seu Salário no Ano MAIOR que a VERBA que ele Repassou para a Conservação do MUSEU. Tens Razão que a Imprensa é Responsável, começando por esse Folhetim !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *