Brasil

Dirceu: agonia da Abril simboliza a hipocrisia da imprensa brasileira

Não pode haver prova maior da falta de compromisso social, democrático, ético, do que jogar na rua da amargura 800 funcionários que construíram essa empresa.

Meus amigos e minhas amigas do Nocaute, volto para reiniciar nossas gravações, nosso diálogo, nosso contato semanal.

Hoje infelizmente tenho que tratar de um tema triste: a vergonhosa demissão de 800 funcionários da Editora Abril. Uma demissão planejada e combinada com um pedido de recuperação judicial para impedir que os trabalhadores tivessem acesso a seus direitos: ao saque de fundo de garantia, à guia do seguro desemprego, às verbas rescisórias. Jogando na rua da amargura família de trabalhadores que dedicaram uma vida à Abril. Não só jornalistas, repórteres, mas editores, fotógrafos, técnicos, terceirizados. Mais grave ainda, pagaram de pagar a dívida com os demitidos de 2017.

A verdade é que, com essa manobra, protegem o patrimônio pessoal dos proprietários, os filhos de Roberto Civita. Como fica toda a propaganda, toda a política editoral da Abril, principalmente da Revista Veja, defendendo a igualdade, a justiça, o compromisso social, a ética, a honestidade, o interesse nacional, quando nós sabemos que se associaram com um grupo racista que protegeu e deu cobertura, mais do que isso, forneceu três primeiros-ministros para os governos racistas da África do Sul, o grupo Naspers?

Foi aprovada no Congresso uma emenda constitucional de encomenda para salvar a Editora Abril, que vendeu 30% do seu controle para esse grupo. No passado sabemos que a Abril demitiu seu mais importante editor para ficar bem com a ditadura militar, com o ministro da Justiça, Armando Falcão, o ditador de plantão, para ter acesso a créditos na Caixa Econômica.

Falo desse caso porque é um símbolo de como se comporta a mídia brasileira. Diz que defende o interesse e a cultura nacional, mas se associa a um grupo racista. Abandonou uma linha pluralista, que respeitava a diversidade do nosso país, as diferenças regionais, étnicas, ideológicas, políticas, culturais, para adotar uma linha reacionária.

Deu cobertura para o golpe de 2016 como havia dado para o golpe militar. Foi parceira da ditadura militar. É preciso denunciar o comportamento desses barões da imprensa, que esquecem que toda a Abril, todo seu sucesso, toda a fortuna que conquistaram foi devido ao trabalho desses 800 funcionários demitidos sem direitos.

Fica aqui o nosso protesto e a nossa denúncia da hipocrisia, da falsidade do discurso totalmente diferente da prática. Não pode haver prova maior da falta de compromisso social, democrático, ético, do que jogar na rua da amargura 800 funcionários que construíram essa empresa.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Sr Jose Dirceu, importantissimo seu artigo. Somente uma imprensa e empresa calhorda, age assim com quem trabalhou honestamente e agora fica sem receber seus legitimos direitos.
    Depois esta revistinha de sala de espera de consultorio das antigas , ainda fica arrotando aquilo que nao pode comprovar de uma imprensa livre e honesta.
    Va em frente meu caro articulista sua opiniao e suas reflexoes sao sempre importantes.

  2. Avatar
    BRUNO SEGALLA FILHO says:

    Me espanta o espanto do José Dirceu com o comportamento da Abril.Mais parece que se faz de ingênuo.
    Tudo isso já sabíamos a tanto tempo.
    Tambem, será que esses 800 valorosos jornalistas e técnicos não sabiam o que faziam?
    Não contribuíram ativamente para o declínio moral e econômico do grupo abril?
    Não são eles também golpistas ?

  3. Avatar

    Não são todos jornalista são pessoas como no meu caso que trabalhava no chão. Da fabrica que dediquei mais de 17 anos da minha vida ir trabalhar doente com atestado fim de semana ,pegava um fim de semana de folga a cada 45 dias e sair assim dessa fôrma. Eles mandou embora faltando 1dia para pagar eles entrou com recuperação judicial..e legal mais foi imoral o que ela fez a ,conta chega e agora são pessoas simples que tb esta passando por isso..aonde eu trabalhava fazia a Capa da veja éramos pago para fazer essa era minha obrigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *