Brasil

MDA/CNT: Lula lidera isolado pesquisa de intenção de voto

Preso há quatro meses, o ex-presidente Lula continua liderando com folga as pesquisas de intenção de voto. Segundo levantamento MDA/CNT, divulgada nesta segunda-feira (20), o petista aparece com 37,3% – o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL), com 18,3%, e mais do que todos os demais adversários somados.

Em seguida vêm Marina Silva (Rede), com 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%, Ciro Gomes (PDT), com 4,1% e Alvaro Dias (Podemos), com 2,7%. Os outros candidatos ficaram abaixo do 1%.

A pesquisa é a primeira feita desde que a campanha eleitoral começou oficialmente.

Em comparação a maio, quando foi realizada a última pesquisa nacional CNT/MDA, o petista cresceu cerca de 5% (de 32,4% para 37,3%) no cenário estimulado. Bolsonaro também subiu, de 16,7% de 18,8%.

Os candidatos do PT e do PSL também têm o voto mais decidido, segundo o levantamento. Dos eleitores do ex-presidente, 82,3% dizem que a sua posição “é definitiva”, índice que é de 70,7% entre os que pretendem votar nem Bolsonaro.

A pesquisa não apresentou cenário sem Lula, mas avaliou quem eventualmente receberia os votos do ex-presidente caso seja impedido de disputar. No universo de eleitores de Lula, o ex-prefeito Fernando Haddad ficou em primeiro, com 17,3%. Depois vêm Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente.

O levantamento mostra também que Lula venceria no segundo turno em qualquer cenário. Sem o ex-presidente no páreo, Bolsonaro aparece numericamente à frente de todos os adversários, mas dentro da margem de erro.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *