Mundo

Trump prepara uma catástrofe no Oriente Médio

Em sua vídeo-coluna semanal no Nocaute, José Arbex alerta para a crescente tensão entre Estados Unidos, Turquia e Irã.

Enquanto nós estamos aqui no Brasil preocupados, com razão, com o andamento das eleições e com a fraude eleitoral montada, no outro lado do mundoas tensões estão se acumulando de uma forma extremamente preocupante.

O débil mental que ocupa a Casa Branca está pressionando cada vez mais a Turquia. Agora porque a Turquia resolveu driblar a sanção que ele impôs contra o Irã e alguns banqueiros turcos fizeram negócios com o Irã e agora o Trump resolveu retaliar e está partindo para cima da Turquia. Mas com um detalhe, a Turquia é país membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um país fundamental para a OTAN. Ocupa um lugar estratégico. E a própria Turquia está ameaçando romper os laços com a OTAN, em função das pressões dos Estados Unidos.

Turquia fez um acordo recentemente com a Rússia para comprar um sistema de defesa antibalístico da Rússia. A OTAN não aceitou, não viu a compra com bons olhos. Quer que a Turquia anule o tratado com a Rússia porque não está disposta a fazer isso. E, além disso, se acumulam as tensões com Curdos que são a minoria turca que querem criar o Curdistão. Sendo que o Curdistão foi armado, sendo que os curdos foram armados pelo Trump para lutar na Síria. A bagunça está toda armada agora.

Então isso daí está gerando uma tensão que está beirando o conflito naquela região. Agora o Trump, a última medida dele foi taxar a importações que envolvem alumínio e aço vindos da Turquia. Isso prejudica a economia turca enormemente, criando caos econômico na Turquia. E isso está gerando uma instabilidade naquela área toda do planeta.

A Turquia, como disse anteriormente, é fundamental para a OTAN. É um país estratégico, a posição dela é de passagem entre a Europa e Ásia. Todo mundo deve conhecer aquela velha frase: Istambul é a única cidade do mundo que dá pra ir a pé do ocidente para o oriente. É só atravessar uma ponte, você sai do ocidente e vai para o oriente. E a Turquia com essa posição estratégica toda, membro da OTAN está ameaçando romper a aliança militar, gerando mais um foco de instabilidade.

Sendo que o Trump está muito perto de lançar uma guerra com o Irã. Ele só não fez isso ainda porque dentro do próprio partido republicano existem aqueles que estão muito preocupados com essa possibilidade. Já viram o fiasco que foi o ataque ao Iraque, o fiasco que foi o ataque ao Afeganistão. Todos temem o pior. O que seria o pior?

Um ataque ao Irã. Ou mesmo a precipitação da crise na Turquia elevar o preço do barril de petróleo a um nível insuportável para a economia mundial. Petróleo está agora 60 dólares o barril. Uma crise forte naquela região pode chutar o preço para cima, 100 dólares, 150 dólares. Isso faria explodir a economia mundial com situações imprevisíveis para todo o mundo.

Portanto, enquanto nós estamos aqui preocupados com a nossa crise no Brasil, as nuvens negras se acumulam lá fora em uma proporção realmente alarmante. Não dá pra dizer como vai ficar o mundo nos próximos meses. A coisa toda está muito complicada.

Mais Nocaute:

Lula é candidato à Presidência com Haddad de vice, Dodge tenta acelerar julgamento de registro de Lula.

Celso Amorim: decisão da ONU vale como uma liminar para o presidente Lula.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *