Brasil

Lula lidera pesquisa CNI-IBOPE com 33% dos votos

O ex-presidente Lula lidera na menção espontânea e quando incluído na lista de candidatos. No cenário onde Lula não foi incluído, Jair Bolsonaro lidera.

Foi divulgada nesta quinta-feira (2) a pesquisa CNI-IBOPE  “Retratos da Sociedade Brasileira” que apresenta o perfil de quem vota nos principais nomes da corrida eleitoral de 2018. O estudo foi contratado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e realizado pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), que ouviu 2.000 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho abrangendo diversos pontos do país.

Quando o candidato do PT é Fernando Haddad, Jair Bolsonaro lidera com 17% das intenção de voto, tecnicamente empatado com Marina Silva (13%).

No cenário onde o ex-presidente Lula substitui o nome de Fernando Haddad como o candidato do PT, Lula lidera com 33% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 15%, seguido por Marina Silva, com 7%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão empatados no quarto lugar com 4% das intenções de voto.

Chama a atenção o alto número de intenção de votos em branco ou nulo, o mais alto das últimas cinco eleições. O percentual dos indecisos, que não souberam ou não quiseram responder, também é o mais elevado no caso da pergunta espontânea, mas cai para um percentual igual ao apurado em junho de 2014 quando a pergunta é feita com uma lista de nomes. Nesse caso, a principal razão da indecisão é a falta de conhecimento dos candidatos e suas propostas.

No cenário onde não foi incluído o ex-presidente Lula, 31% dos eleitores afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto, na pesquisa espontânea, e 33% na pesquisa estimulada. E 28% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.

84% dos eleitores vão se informar pela imprensa (TV, rádio, jornais e revistas e sites de notícias) e 26% vão utilizar as redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter etc) – é possível apresentar mais de uma opção como fonte de informação. Mas só 5% dos brasileiros disseram que vão utilizar as redes sociais como única fonte de informação, segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Eleições 2018, divulgada nesta quinta-feira (2) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e feita em parceria com o Ibope.   

Clique aqui para ler a pesquisa completa: retratosdasociedadebrasileira_45_eleicoes2018

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *