Brasil

Venda da Embraer à Boeing pode ser anulada

A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, afirmou que foi intimada a se manifestar sobre uma ação popular que pede a suspenção das negociações da companhia com a norte-americana Boeing.

De acordo com o “fato relevante”, a Embraer foi intimada a se manifestar por escrito sobre uma ação popular movida pelos deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Carlos Zarattini (SP), Nelson Pellegrino (BA) e Vicente Cândido (SP) que pede a suspensão da vendada empresa brasileira . “Os autores pediram liminarmente, dentre outros, a suspensão de referidas negociações”, diz trecho do documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no qual a Embraer diz que exercerá seu direito de defesa.

Venda da Embraer

A Embraer é a terceira maior empresa do mundo na fabricação de aviões comerciais, atrás apenas da Boeing e da Airbus. É a única de tal porte no hemisfério sul, e conta atualmente com cerca de 15 mil funcionários de altíssima qualificação. É o maior pólo gerador de tecnologia da América Latina.

Durante a Copa do Mundo o governo anunciou a venda da Embraer para a americana Boeing. Mais precisamente, vendeu o controle de 80% de sua divisão de jatos comerciais

A Boeing pagou pelo negócio US$ 3,8 bilhões. Para se ter uma ideia do que isso significa, basta lembrar que, ao longo dos anos, o BNDES injetou na empresa quase dez vezes o valor pela qual ela está sendo vendida agora
O Nocaute falou com três especialistas para saber o significado dessa venda: o professor da UFABC, Demétrio Toledo, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Ivanil Barbosa, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Campos.

Assista ao vídeo aqui:

Com informações do portal UOL

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *