Brasil

Morreu Hélio Bicudo, algoz do Esquadrão da Morte e coautor do golpe que derrubou Dilma

Ex-filiado ao PT, uma das últimas atividades políticas de Bicudo em vida foi apoiar o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff.

O jurista Hélio Bicudo morreu nesta terça-feira (31) aos 96 anos, após meses de complicações cardíacas. O professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo deixa sete filhos, netos e bisnetos.

Bicudo ganhou notoriedade nacional como promotor ao condenar integrantes do Esquadrão da Morte, organização paramilitar dos anos 1970. Ex-filiado ao PT, uma de suas últimas atividades políticas foi apoiar o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. O jurista foi um dos autores do pedido de impeachment contra a petista, ao lado de Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.

Após ajudar a derrubar Dilma, passou a defender o impeachment de Michel Temer: “A democracia já estava ferida com a saída da Dilma. Por que, então, manter o Michel Temer? Todos sabem que ele não é de nada. O Temer trouxe o pessoal do passado para o presente. É um equívoco manter a estabilidade democrática através da burocracia”, afirmou.

Bicudo foi deputado federal de São Paulo duas vezes e vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy. Também passou pela Procuradoria Geral em SP e foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    João de Paiva says:

    Poucos conseguem manter a decência, a honestidade intelectual e a coerência ao longo da vida. Todos cometemos acertos e erros. Os que são privilegiados com uma lona e lúcida vida têm mais oportunidades de errar e também de reparar os erros, já que a longa existência pode levá-los à reflexão. Mas o passar do tempo pode tornar os seres humanos mais duros, insensíveis e mesmo maus; essas são algumas das razões que levam grande parcela dos longevos a envelhecerem mal e, ao contrário dos vinhos bons, transformam-se em acre vinagre. São muitos os exemplos de personalidades do mundo jurídico, da política e acadêmicos que envelhecem mal; a seguir alguns exemplos:

    – Carlos Heitor Cony;
    – Fernando Henrique Cardoso;
    – Hélio Bicudo;
    – Alberto Dines (que três anos antes de morrer e antes de ser alijado da TV Brasil expurgou do portal
    Observatório da Imprensa os progressistas e que combatiam o golpe em marcha e o PIG/PPV);
    – Fernando Gabeira;
    – Vários artistas da década de 1980 (Como Roger Moreira, Lobão, Dinho Ouro Preto,etc.);
    – Miguel Reale Júnior;
    – Elio Gaspari (que nunca foi confiável, mas que tem se tornado mais cínico, mentiroso e hipócrita, à medida que
    o tempo passa);
    – Carlos Sardembergh e Merval Pereira (que sempre fora ruins ou maus, mas que se tornam piores ou péssimos,
    quanto mais velhos ficam);
    – Míriam Leitão (que teve o desplante de, em 2014, antes das eleições, usar a seu favor e em benefício do
    candidato tucano à presidência da república, senador Aécio Cunha, a publicação de uma entrevista n’O Globo,
    na qual ela relata o período em que foi presa, durante a ditadura militar). De forma oportunista Míriam usou um
    episódio traumatizante na vida dela, para angariar simpatia e apoio ao candidato do PSDB, defendido pelos
    patrões dela.

  2. Avatar

    “Morre Hélio Bicudo, fundador (sic) do PT” – Folha. Mídia chama Bicudo pelo codinome “fundador do PT” para dar uma aura “insuspeita” às críticas dele ao partido. Só que é mentira. E a Folha, da Agência Lupa (!), já fez uma errata em 2015 dizendo que “Hélio Bicudo não é fundador do PT”. Ou seja: errou, corrigiu e errou de novo. Mais detalhes no meu texto na Agência Xeque (GGN), criada para checar as fake news da mídia.
    https://jornalggn.com.br/blog/michel-arbache/helio-bicudo-ofundador-do-pt-folha-erra-corrige-e-erra-de-novo

  3. Avatar

    Ele não oi fundador do PT. Ingressou no partido para se proteger do esquadrão da morte, com o qual se meteu e depois ficou cagando de medo. Dizem que a bronca dele com o PT é em razão de Lula ter negado a ele uma representação na embaixada da Suíça. Dizem também que andou pedindo desculpas por ter participado do golpe de 2016. Ele que se foda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *