Brasil

Contra os “Chefs pelo Agro”, apóie o Manifesto Banquetaço

O Banquetaço, grupo formado por chefs de cozinha; nutricionista; agricultores; participantes do Conselho Municipal de Alimentação e ativistas repudia a manobra promovida pelo evento Chefs pelo Agro – Feira SENAR de Alimentos e Gastronomia, a se realizar dia 28 desse mês no Parque do Ibirapuera, e que tem explicitamente “como objetivo aproximar a sociedade do setor agropecuário”.

Manifesto BANQUETAÇO de repúdio à feira SENAR – Chef pelo Agro, no Parque Ibirapuera

Nós, que nos unimos através da luta contra a “farinata” e a favor de uma alimentação de verdade;

Nós, que permanecemos unidos na luta contra o “pacote do veneno”, patrocinado pela bancada ruralista no Congresso Nacional;

Vimos agora a publico manifestar…

NOSSO REPÚDIO à manobra promovida pelo evento Chefs pelo Agro – Feira SENAR de Alimentos e Gastronomia, a se realizar dia 28 desse mês no Parque do Ibirapuera, e que tem explicitamente “como objetivo aproximar a sociedade do setor agropecuário”.

Chefs e cozinheiros que têm se destacado na luta por uma alimentação sadia e de verdade, têm feito oposição aberta ao “pacote do veneno” apresentado ao Congresso pela bancada ruralista e com largo apoio do agronegócio, o maior consumidor de venenos no Brasil – especialmente na produção de soja, milho, cana de açúcar e algodão.

O alimento que chega à mesa do brasileiro é, ao contrário do que se tem propagado pelos ruralistas, majoritariamente, originado na agricultura familiar que, mais e mais vem se convertendo à agroecologia e manejo sustentáveis da terra justamente por ser vítima direta do emprego indiscriminado de agrotóxico nas lavouras. Portanto, essa feira não representa o esforço dos que dispõe alimentação diária em nossa mesa, nem muito menos fala em nome da gastronomia brasileira ou dos que lutam pela salvaguarda das culturas tradiconais.

O agronegócio e seus representantes sabem que, apesar de terem aprovado o PL do veneno em comissão especial e contarem com o apoio massivo do poder legislativo no congresso nacional, não têm aval da sociedade civil. A população tem consciência de que esse setor tem interesses escusos e privados em detrimento de sua saúde e bem-estar.

Chefs pelo Agro não passa de uma ação, uma cortina de fumaça, para esconder a política de envenenamento crescente da agricultura e pecuária, como pretende o setor que promove a iniciativa. Ao repudiá-la, conclamamos todos os trabalhadores da cadeia alimentar a cerrarem fileiras contra o pacote do veneno, exigindo a redução do uso dessas substâncias da morte na alimentação de todos nós.

Chefs Bel Coelho, Bela Gil, Helena Rizzo, Ivan Ralston e Paola Carosella

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *