Brasil

Facebook retira do ar rede de Fake News ligada ao MBL

Em comunicado o Facebook afirma que desativou 196 páginas e 87 contas no Brasil por sua participação em “uma rede coordenada que se oculta com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

O Facebook retirou do ar uma rede de páginas e contas utilizadas pelo MBL (Movimento Brasil livre) para disseminar notícias falsas. A informação foi divulgada pela “Reuters”. Em comunicado o Facebook afirma que desativou 196 páginas e 87 contas no Brasil por sua participação em “uma rede coordenada que se oculta com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

As fontes, que falaram sob condição de anonimato para Reuters, disseram que a rede era administrada por membros importantes do MBL. As páginas desativadas, que juntas tinham mais de meio milhão de seguidores, variavam de notícias sensacionalistas a temas políticos, com uma abordagem claramente conservadora, com nomes como “Jornalivre” e “O Diário Nacional”, de acordo com as fontes.

A página “Brasil 200”, que também foi excluída da rede social, tinha como presidente o ex CEO das lojas Riachuelo, Flávio Rocha, que recentemente desistiu da ideia de se candidatar à Presidência do país.

O Facebook disse que retirou a rede do ar após uma “rigorosa investigação” porque os perfis envolvidos eram falsos ou enganadores, violando sua política de autenticidade.

Em nota oficial o MBL afirmou que o caso é “completamente arbitrário e irônico” e que o grupo tomará as devidas providências para recuperar o conteúdo e reverter a “perseguição sofrida”.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Essa turma do MBL merece, pois são, em grande parte, responsáveis pela esculhambação da frágil democracia brasileira. Para isso, disseminam mentiras e escrachos sobre personagens importantes da política nacional como o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma. É um movimento sem pé nem cabeça. E ainda precisamos saber quem os financiam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *