Brasil

Mesmo acuado pelo golpe, governo mineiro ressocializa sistema carcerário

Apesar de todas as limitações de recursos impostas a Minas Gerais pelos golpistas de Brasília, o governo mineiro e a Cemig vão destinar R$ 1 milhão para 36 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) e também à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O anúncio foi feito, na última sexta-feira (13/7), pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, na presença de membros do Ministério Público, Minas pela Paz e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Segundo o diretor da Cemig, “acreditamos que as iniciativas trarão benefícios para milhares de pessoas atendidas por estas instituições”, adiantou o diretor. O dinheiro se destina a implantação de sistemas de eficiência, modernização e economia da utilização de energia elétrica, por meio do Programa Energia Inteligente.

Segundo o diretor da Cemig, “as entidades irão economizar na sua conta de energia elétrica, e os recursos poupados poderão ser revertidos em melhorias. Além disso, irá proporcionar melhor qualidade de trabalho para os agentes e conforto para os que cumprem pena. O projeto de eficiência energética prevê a troca de sistemas de iluminação internos obsoletos por lâmpadas de LED, chuveiros de alta potência por chuveiros eletrônicos, geladeiras e freezers antigos por equipamentos com selo PROCEL.

De acordo com a FBAC, esta parceria é de fundamental importância. Para o seu diretor-executivo, Valdeci Ferreira, “além de permitir melhorar as estruturas físicas das associações, a parceria irá possibilitar a aplicação correta da metodologia APAC”, disse.

O secretário adjunto de Estado da Administração Prisional Marcelo José Gonçalves Costa elogiou a ação da Cemig na sua fala: “você não faz ideia da dimensão que é uma empresa como a Cemig ser sua parceira numa ação social de recuperação de pessoas”. Para ele, “fazer parceria com uma empresa que tem uma responsabilidade social e que transmite isso para as pessoas de forma intensa, assim como a Cemig, com certeza faz com que nossa ação ganhe mais concretude.

Participaram da assinatura do lançamento do projeto, que irá consolidar o início das ações, o inspetor de metodologia Alexandre Oliveira, representando o diretor-executivo da FBAC, Valdeci Ferreira, o diretor-coordenador do Instituto Minas pela Paz, Marco Antônio Lage, o secretário adjunto de Estado da Administração Prisional, Marcelo José Costa, a chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte, Marisa Seoane Resende, o desembargador Nelson de Morais, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e o procurador de Justiça Antônio de Padova Marchi Junior, do Ministério Público estadual.

Programa energia inteligente

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Desde 2015, a iniciativa já destinou mais de R$ 170 milhões para projetos em diversas áreas, beneficiando escolas, prefeituras e hospitais.

 

 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Grande merda gastar dinheiro com ladroes. Opa, tao so ajudando os colegas de profissão. O PT arrasa tudo por onde passa e não foi diferente em MG. Estupraram um Estado inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *