Brasil

Cinco meses de intervenção militar no Rio: “Muito tiroteio, pouca inteligência”.

Mortes e chacinas aumentaram enquanto a apreensão de armas caiu, segundo dados do Observatório da Intervenção, do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes).

Após cinco meses de intervenção militar no Rio de Janeiro, mais um relatório evidencia o fracasso retumbante da operação decretada por Michel Temer. Mortes aumentaram enquanto a apreensão de armas caiu, segundo levantamento do Observatório da Intervenção, do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes), divulgado nesta segunda-feira (16).

A pesquisa conclui que o comando da intervenção, que chega a mobilizar 5 mil homens, “investe muito em operações militares e pouco em inteligência”. Tiroteios e disparos cresceram 37%, chacinas aumentaram 80% e as mortes em chacinas, 128%. A apreensão de fuzis, metralhadoras e submetralhadoras caiu 39% de fevereiro a maio de 2018 em relação ao mesmo período em 2017.

“O resultado é o aumento daquilo que a população tem mais medo: bala perdida, fogo cruzado e tiroteios. Até agora, a presença das Forças Armadas não resultou na percepção de que a segurança do Rio melhorou depois da intervenção”, diz a coordenadora do CESeC, Silvia Ramos.

Como mostra o gráfico abaixo, o levantamento também aponta para a falta de informação fornecida sobre a intervenção militar.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *