Brasil

Em plenas férias, Moro derrota desembargador e Lula permanece preso.

O presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continue preso. A decisão foi emitida na noite deste domingo, após decisões contraditórias dos desembargadores do TRF-4 Rogério Favreto, que concedeu o habeas corpus a Lula, e João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato na Corte que determinou a manutenção da prisão

“Nessa equação, considerando que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competência que lhe é própria (Regimento Interno/TRF4R, art. 202), determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida no evento 17”, diz a decisão.

Pelas redes sociais o PT afirmou estar decepcionado com a definição do TRF-4, principalmente por Sérgio Moro, juiz de primeira instância, ter manifestado sua decisão direto de Portugal, onde passa férias com sua família. Logo após a manifestação de Moro, o Ministério Público e o relator da Lava Jato no Tribunal Regional Gebran Neto, se colocaram contra a concessão do habeas corpus ao ex-presidente.

Wadih Damous, deputado federal pelo PT, que visitou Lula neste domingo (8), afirmou que o ex-presidente estava cético em relação à sua libertação: “Ele não acreditava que pudesse ser cumprida. Não abalou a moral dele. Enfim, agora caberá à sua defesa tomar as providências cabíveis. Consumou-se um sequestro político”.

 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Cada vez mais percebo o quanto eu estava certo ao sugerir que o Lula deveria exilar-se em uma embaixada de um país amigo. O que aconteceu hoje na Panela de Curitiba vai muito além de tudo que vive em meus 72 anos de vida e não posso deixar de pensar na famosa frase da Divina Comédia, “lasciate qui ogni speranza”

  2. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Desculpem, mas o fato básico é que Paulo PImenta, Wadih Damous e sabe-se lá quem mais no PT armaram esta tentativa patetica de obter um HC para Lula – entregando o pedido de HC após o encerramento do horário normal do TRF-4 para aproveitar o único plantão deste ano do desembargador Rogério Favreto – e, claro, falharam, já que o caminho natural para um pedido de HC seria ao STF.
    É obscuro até o momento quem foi que os aconselhou a fazer semelhante asneira mas, quem quer que tenha sido o “conselheiro(a), fez mal em dar tal conselho e quem o ouviu fez mal em aceitá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *