Brasil

Villas Boas está ouvindo candidatos à Presidência. O general vai ouvir Lula?

O comandante do Exército, general Villas Boas, já se encontrou com Alkmin, Ciro, Haddad e Marina, para tratar de “defesa e segurança”. É importante que os eleitores saibam detalhes dessas entrevistas. O general pretende ouvir Lula, o pré-candidato com mais chances de se eleger presidente da República?

Em 1987 o então presidente José Sarney decidiu nomear o economista Maílson da Nóbrega para o ministério da Fazenda. Antes, porém, informou Sarney, Nóbrega teria que obter o nihil obstat do verdadeiro presidente da República, Roberto Marinho, o capo das Organizações Globo.

Quem confessa a humilhação, com todos os efes e erres, em seu livro de memórias, é o próprio humilhado, Maílson:

“Depois da explanação, [Roberto Marinho] me questionou sobre tudo. Parecia me sabatinar. Depois de quase duas horas revelou: ‘Gostei muito.’ Desde então, passei a enxergar muitas semelhanças entre o empresário e William Hearst (…) que inspirou o filme Cidadão Kane, de Orson Welles, de 1941.”

O episódio patético veio à memória nos últimos dias, quando o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, passou a divulgar em seu twitter fotos de encontros que vem mantendo com alguns pré-candidatos a Presidente da República.

Primeiro é preciso ressaltar que os encontros com o comandante do Exército têm ocorrido às claras, divulgados pelo próprio – enquanto o de Marinho com Maílson foi realizado no breu das tocas brasilienses.

Até agora, que se saiba, já participaram dos encontros com Villas Boas, separadamente, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Marina Silva e Ciro Gomes. Em todos os casos, o militar diz que tratou de temas ligados a “defesa e segurança”.

Seria importante que os pré-candidatos referidos esclarecessem em detalhes o teor das conversas.

Também é importante saber: Villas Boas receberá todos os pré-candidatos? Boulos, do PSOL, e Manuela D’Ávila, do PC do B, serão ouvidos? Que critério adota o general para selecionar os convidados: as pesquisas de opinião pública? Que pesquisas? Se sim, acima de que percentual alguém pode ser considerado apto ao convite? Os pré-candidatos serão ouvidos também por seus colegas da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Bacellar, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato?

E, last, but not least: Lula é tão pré-candidato quanto qualquer um dos citados – o Partido dos Trabalhadores já anunciou que registrará sua candidatura no dia 15 de julho.

O general pretende ir a Curitiba ouvir o candidato do PT?

Notícias relacionadas

    • Avatar

      As FAAs, na ação e omissão, SEMPRE foram fiadoras do GOLPE. Mesmo com a valorização salarial e profissionalização, compra de armamentos, projetos de tecnologia, aviões, submarino, prestígio Internacional no governo petista, jogou TUDO na lata de lixo por uma ideologia burra, impregnada de ódios e a ditames de fora: o Brasil é submisso ao Império! E assim destruímos 20 anos em 2.

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Se ele está tendo reuniões com pré-candidatos à presidência da República, é pouco provável que vá falar com Lula, pela simples razão que Lula, por força da Lei da Ficha Limpa, é inelegível. Bastará que Lula – ou alguém em seu nome – tente registrar a sua candidatura para que o TSE (que não age de ofício) a rejeite.

  2. Avatar

    Qualquer candidato com um mínimo de consideração a si próprio, a democracia, ao país e ao povo brasileiro se recusaria a participar desse beija-mão sem sentido ou a ser tutelado seja por quem, ou por qual instituição for.

  3. Avatar
    Fabiano França says:

    Concordo com você….Resultado de uma NÃO REFORMA, daas FFAs que urge com a derrubada do golpe….Essa ideologia da Escola Superior de Guerra é entreguista das nossas riquezas…mataram brasileiros nos porões da ditadura….

  4. Avatar
    João de Paiva says:

    Se as FFAA – pusilânimes, golpistas e entreguistas até a medula – não estivesse metidas na trama/trampa golpista dos fios de cabelo aos dedos do pé, a Presidenta Dilma Rousseff sequer teria sido deposta por essa maioria de larápios que prevalece na Câmara Federal e no Senado. Qualquer cidadão alfabetizado polìticamente percebe que o exército brasileiro, ao prestar homenagens bajulatórias a sérgio moro e outros integrantes da ORCRIM Fraude a Jato e aceitar ordens do governo golpista e quadrilheiro de michel temer e quejandos, chafurda na mesma lama habitada por esses verme imundos.

    O general Villas Bôas comanda o exército da mesma forma que a rainha Elisabeth chefia o governo e as decisões importantes na Grã-bretanha. Ou seja: Villas Bôas é apenas formalmente o comandante do exército golpista e entreguista; quem manda de fato é o general sérgio westphalen etchegoyen e seu séquito, que mantém o fantoche quadrilheiro, MT, formalmente na presidência da república.

    NINGUÉM, além de mim, teve a coragem de escrever ou dizer que Dilma não resistiu à trama golpista porque JAMAIS teve o apoio ou a lealdade efetivas das FFAA.

  5. Avatar
    Marcio Nascimento says:

    A preocupação das forças armadas, aparentemente, é indagar os candidatos sobre a continuidade dos projetos da área de defesa (projetos iniciados no Governo Lula) então, realmente, o general tem até motivo para dispensar o Lula da “sabatina”… Foi no Governo dele que se iniciaram os estaleiros, a construção dos submarinos – inclusive do projeto nuclear. O projeto do caça teve início no Governo Lula… Então, para o Lula, o general não precisa nem perguntar sobre os projetos militares. Mas que é esquisito um general questionar candidato, isso é…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *