Brasil

Como um país pobre como o Vietnã consegue manter o preço do combustível mais baixo do que o Brasil?


Oi amigos do Nocaute, aqui é o Ariel Seleme, correspondente em Hanói, Vietnã.
Hoje vou convidar vocês para fazer três coisas. Primeiro, abastecer o carro, depois ir a um bar conversar sobre preço de combustível no Vietnã e no Brasil. E por fim vamos tomar o tradicional chopp do Vietnã, o Bia Hoi.
Esse é meu bairro, fica do outro lado do Red River. O centro de Hanói fica do outro lado do rio. Estamos escutando uma música vietnamita.
Estamos num posto de gasolina do Vietnã, olhem o preço da gasolina:19.940 o litro. O preço do diesel: 17.740 o litro.
Agora vamos tomar um chopp e conversar sobre combustível.
Estou aqui tomando o Bia Hoi e fiz uma conta rápida: preço da gasolina hoje em Hanói é de R$3,19. Do diesel é $2,91.
O Vietnã é um país bem mais pobre do que o Brasil, tem um território 26 vezes menor do que o brasileiro. Produz menos petróleo do que consome. O Brasil produz 10 vezes mais petróleo do que o Vietnã. O Vietnã tem uma matriz energética pobre, mais de 50% da energia do país é gerada a partir da queima de carvão e de gás em usinas termoelétricas.
O Vietnã tem o tamanho do estado do Maranhão e 95 milhões de habitantes. O Maranhão tem apenas 6 milhões.
O Brasil é 26 vezes maior que o Vietnã e basicamente nunca teve uma guerra. O Vietnã passou mil anos em guerra, contra os chineses, depois contra os franceses, depois contra os japoneses, e depois contra os americanos, etc.
Então, como um país pobre como o Vietnã consegue manter o preço do combustível mais baixo que o Brasil? A resposta é sim: o preço do combustível aqui é administrado.
A empresa Petrolimax, que é a Petrobras deles, tem a seguinte orientação: ela serve ao país, ela é um instrumento de desenvolvimento do país, ela serve à população e por isso mantém uma política de estabilidade de preço, e preços reais, preços administrados para os combustíveis. É uma empresa que está subordinada ao país, e não um país subordinado a empresa.
Isso é bom para economia?
O Vietnã cresce em média 6% ao ano nos últimos quinze anos. Neste ano de 2018, a previsão é de crescer mais de 7%. Tem um crescimento econômico impressionante, é um dos países que mais cresce do mundo, e a própria empresa Petrolimax vendeu 10% das suas ações recentemente para GPOil, o que mostra que é uma empresa lucrativa, mesmo colocando os preços administrados.
Então essa é a ideia, o Vietnã tem uma política de preço de combustível que serve para o país, serve para sua população. Não existe a ideia aqui no país de que a empresa está em cima do país. Não, a empresa subordinada ao país e é um instrumento de desenvolvimento econômico no Vietnã.
Estamos aqui tomando um chope, que também é barato. O copo do chopp custa R$ 1,15 centavos pelo cambio atual.
É isso meus amigos do Nocaute, aquele abraço e até a próxima. Ariel Seleme, correspondente do Nocaute em Hanói.
Mais Nocaute:

Aécio, o playboy provinciano, está por trás da destruição que estamos assistindo no país

O mesmo roteiro em cenários diferentes


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *