O novo premiê, Pedro Sánchez, à esquerda, cumprimenta Mariano Rajoy (EFE).
Cai o governo espanhol de Rajoy. Socialista Pedro Sánchez é o novo premiê.
Após obter a maioria absoluta do Congresso dos Deputados, Sánchez substitui Mariano Rajoy na chefia do governo.
Nesta sexta-feira (1º), Pedro Sánchez do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) foi eleito o novo presidente do governo Espanhol. Após obter a maioria absoluta do parlamento, o socialista substituiu Mariano Rajoy do conservador PP (Partido Popular).
Devido a um escândalo de corrupção, os deputados aprovaram por 180 voto a favor e 169 contra, moção de censura contra o então premiê Mariano Rajoy.
Sánchez teve de contar com os votos da coalizão de esquerda Unidos Podemos, dos blocos nacionalistas e independentistas do País Basco e da Catalunha para assumir o poder. Seu partido conta com apenas 84 deputados.
Pouco antes da votação Sánchez declarou: “temos uma tarefa muito importante para a coesão social. É necessário estabilizar o país socialmente”. Também se comprometeu a “enfrentar as necessidade sociais postergadas” e combater a precariedade e a desigualdade, assumindo os compromissos europeus de estabilidade orçamentária.
O governo de Rajoy, inaugurado em 2011, foi o responsável pelas controversas medidas de austeridade implementadas em meio à crise financeira global de 2008.
Também em seu período de governo, a Espanha enfrentou o maior desafio político desde a redemocratização dos anos 1970, com as reivindicações separatistas da Catalunha.
Em uma rede social os ex-premiê escreveu: “foi uma honra ser premiê e deixar uma Espanha melhor do que aquela que encontrei”.
Mais Nocaute:
Para pagar a conta do diesel, Temer tira recursos da Saúde e da Educação
O país começa a experimentar uma grave redução nos recursos para educação pública
Ao vivo: Caixa-Preta discute greve dos caminhoneiros e petroleiros

C.Poivre says:
Apesar do PSOE não ser socialista, a tensão política deve baixar na Espanha só pela saída do Rajoy, um extremista de direita. Mas, por outro lado, o regime parlamentarista espanhol mostra que um político perdedor crônico de eleições vira presidente do país:
https://actualidad.rt.com/actualidad/273967-pedro-sanchez-presidente-segundas-oportunidades