Brasil

O país começa a experimentar uma grave redução nos recursos para educação pública


Nesse mês de maio, o governo federal, o governo Temer, tem feito uma série de propagandas relacionadas com aquilo que ele entende como seus grande feitos.
Em seu programa, ele fala alguma linhas a respeito da educação.
Entre as questões da educação ele relaciona a Reforma do Ensino Médio, que todos sabemos que não existe. A Reforma do Ensino Médio foi aprovada a partir de uma medida provisória, depois referendada pelo Congresso Nacional, mas depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que ela possa ser implementada.
O país está sofrendo graves consequências em relação às atitudes do governo federal. Nesse ano de 2018, depois de uma longa trajetória de subida nos investimentos na área da educação, de investimento públicos, o país começa a experimentar uma redução real nos recursos para educação pública no Brasil.
Só neste ano, pelos cortes feitos no orçamento do Ministério da Educação, a educação perdeu 3,1 bilhões de reais. É muito dinheiro. Somente na área do Programa Nacional do Livro Didático foram 544 milhões a menos, com consequências muito graves para as escolas, para os estudantes em todas as modalidades de ensino e em todas as etapas educacionais – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O país ainda enfrenta gravíssimos problemas na educação. É claro que isso não é resultado apenas da incúria do atual governo, isso vem de muito tempo atrás, mas 51% das nossas escolas públicas ainda no Brasil não tem o mínimo – que significa, luz elétrica, água e esgoto, sala de leitura e biblioteca. Esse conjunto que é considerado mínimo em matéria de educação, a maior parte das escolas brasileiras ainda não tem.
Quando nós verificamos que o Plano Nacional da Educação (PNE) indica que, nos próximos dez anos, o país deveria fazer um esforço enorme para colocar mais recursos para a educação, nos deparamos com uma diminuição nos recursos destinados a este fim.
A meta do Plano Nacional da Educação de colocar 10% do Produto Interno Bruto (PIB), aplicado em manutenção e desenvolvimento do ensino, isso está caindo. A meta do PNE está sendo colocada abaixo exatamente pela falta de compromisso do atual governo.
Temos que reverter esse processo.
Nas discussões para o próximo momento que o Brasil haverá de viver, a partir dos resultados das eleições deste ano de 2018, significam o nosso compromisso de investir mais e melhor na educação.
Porque a educação é um direito de todos.
Mais Nocaute:

Ao vivo: Caixa-Preta discute greve dos caminhoneiros e petroleiros

O Brasil terá que decidir ser quer continuar a ser uma mera colônia.


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *