Brasil

Morre aos 86 anos o jornalista Alberto Dines

Faleceu nesta terça-feira (22) Alberto Dines, jornalista, escritor e professor universitário.
“É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Estamos preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve”, diz nota do instituto que Dines foi criador.
Dines iniciou a carreira em 1952 como crítico de cinema da revista A Cena Muda. No ano seguinte foi convidado por Nahum Sirotsky para trabalhar como repórter na recém-fundada revista Visão, cobrindo assuntos ligados à vida artística, ao teatro e ao cinema. Passou a fazer reportagens políticas, cobrindo as campanhas de Jânio Quadros para a prefeitura de São Paulo em 1953 e, um ano mais tarde, para o governo do Estado.
Em 1959 assumiu a direção do segundo caderno do jornal Última Hora, fundado pelo jornalista Samuel Wainer.
Em 1962 assumiu a chefia de redação do Jornal do Brasil, onde ficou até 1973.
Em 1994 criou o Observatório da Imprensa. 
Em abril de 1996, lançou a versão eletrônica do Observatório da Imprensa, jornal de crítica e debate sobre o jornalismo contemporâneo, que passou a ter uma edição na TV Educativa do Rio de Janeiro em 1998 e na Rádio e Televisão Cultura de São Paulo.
O jornalista morreu às 7h15 desta terça, no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Por decisão da família, o hospital não informou as causas da morte.
Veja também:

O exemplo vem da Bahia: NEOJIBA, uma Orquestra com a cara e as cores do Brasil

​A direita luta pelo direito de mentir


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *