Brasil

​A direita luta pelo direito de mentir


A direita brasileira trava uma insólita batalha atualmente, em sua guerra cultural pelo retorno aos bons tempos que jamais existiram.
Ela está em luta pelo direito de mentir livremente.
Não quer ser importunada, em sua prática de entupir de falsidades o cérebro pouco ágil de seus correligionários.
O Movimento Brasil Livre e outras forças do atraso esquartejam o Facebook no momento, pela sua tímida tentativa de coibir as “fake news” que transitam aos milhões na plataforma, aqui e mundo afora.
A rede fechou parceria com agências de checagem de notícias, como Lupa e Aos Fatos, que o MBL considera “esquerdistas”, embora ambas sejam acreditadas e incentivadas pela grande mídia corporativa, insuspeita de qualquer tendência à esquerda.
O MBL ataca porque a checagem do Facebook compromete um dos pilares da sua estratégia, de mentir incansavelmente até que a mentira seja verdade – como fez e ensinou ao mundo o regime nazista.
Em artigo publicado na imprensa goiana, o deputado Eduardo Bolsonaro chora por algumas vítimas do saneamento editorial do Facebook.
Argumenta que censurar as fake news é a “guilhotina esquerdista do Século XXI” e lista uma dúzia de páginas da direita que foram derrubadas pela rede de Zuckerberg.
Veículos fundamentais à cultura universal tais como Loira Opressora, Faca na Caveira, Desquebrando Tabu, Bolsonaro Opressor e Orgulho de Ser de Direita.
Enquanto a ultradireita lamenta a perda desses pilares da boa informação, e consegue enxergar esquerdismo nos veículos da mídia corporativa de direita, um dos expoentes dessa mídia contribui para a disseminação de fake news, obviamente sem admitir isso.
Na edição de 15 de maio, o Jornal da Globo avalia o governo de Michel Temer e apresenta um quadro sintético constrangedor, que consegue enxergar as seguintes virtudes na pior gestão da era republicana no país:
Tirou o Brasil do vermelho. Salvou a Petrobrás. Derrubou a inflação. Fez o PIB crescer.
O cinismo e mentira da comunicação de direita, em todas as suas vertentes, de fato atinge níveis alarmantes, no mundo todo.
A ponto do Papa Francisco produzir uma homilia em que critica o papel da mídia, ao difamar líderes e correntes políticas, e com isso provocar golpes de estado em diversos países.
Embora sem nenhuma referência direta, a homilia foi claramente inspirada no Brasil e outros países que sofreram estupro institucional recentemente.
Mas a Folha de S.Paulo encarregou-se de vestir a carapuça, na forma pouco elegante de sugerir que é o Papa quem tem a vista tampada.
A foto que ilustra a reportagem mostra Francisco com o rosto coberto pela própria batina, levantada pelo vento na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Mais uma bomba semiótica da imprensa neoliberal também em guerra política, como a extrema-direita neofascista da qual ela finge se diferenciar.
Sutil como uma hóstia de chumbo. Agressiva como cuspir na cruz.
Mas uma demonstração transparente, reveladora, eloquente, do padrão de informação manipulada que é o novo normal do outrora chamado jornalismo.
 

Memórias do Morais: a primeira prisão do Zé Dirceu

CAIXA-PRETA 13: Zé Dirceu será preso hoje?

Nocaute mostra o último dia de campanha eleitoral na Venezuela



 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Cristiane N. Vieira says:

    “Tirou o Brasil do vermelho.” Tradução livre: tirou a esquerda do poder estatal através de um golpe branco (e preto, como a cor das togas … )
    “Salvou a Petrobrás.” – “Salvou”… do país para os USamericanos e demais estrangeiros que lucra(ra)m com seu sucateamento = Bolso dos golpistas
    “Derrubou a inflação.” – … E o país junto. O nome disso: recessão, consequência da política do Robin Hood reverso, a tal austeridade (“e o povo já entende de verdade, pra que serve austeridade? pra aumentar desigualdade…” rascunho de paródia de música “Onde está a honestidade?”, de Noel Rosa)
    “Fez o PIB crescer.” – Qual PIB? O índice de
    1 – Pobreza Interna Brutal
    2 – Patifaria Institucional Bananeira
    3 – Perda de Inteligência da Burguesia
    4 – Privatização, Inépcia e Bancarrota
    5 – Precarização da Indústria Brasileira
    6 – Prioridade aos Interesses da Banca
    7 – Papelão Internacional do Brazil
    8 – Perda de Importância nos BRICS
    9 – Política sob Interferência de Bilionários
    10 – Promiscuidade nas Interações Burocráticas
    11 – Paralisação de Investimentos na Base
    12 – Popular Infelicidade no Banzo
    13 – LULALIVRE
    14 – Percepção Internacional da Baderna
    15 – Profecias de Irrupção da Barbárie
    16 – Predisposição Internética para o Bafafá&Baixaria&Balbúrdia&Burrice
    17- Presidencial Inclinação para a/o Bazófia&Burlesco&Banalidade&Blefe
    18 – Probabilidade de Intervenção da Baioneta
    19 – Patrocínio da Imprensa Bélica& Biliosa
    20 – Privatização Indiscriminada por Bagatelas
    21 – Protagonismo de Imbecis como Bolsonaros
    Essas são as 20 possibilidades de crescimento de PIBs em dois anos. E aumentando…
    Sobre a Globélica: ela esqueceu de dizer que o ilegítimo conseguiu impedir que ela própria o golpeasse… como diz o ditado – adaptado: ladrão que tenta roubar ladrão… se não consegue, ganha patrocínio e devolve em forma de bajulação.
    Quando o MP(F) vai investigar o Globogate no futebol? No dia de São Nunca: seus membros devem estar comprando camisetas novas da seleção by CBF pra usar na Copa…
    Sampa/SP, 18/05/2018 – 19:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *