Brasil

CAIXA-PRETA 13: Zé Dirceu será preso hoje?

No Caixa-Preta de hoje Fernando Morais e Ana Roxo comentam a possível prisão do ex-ministro José Dirceu, o apoio de líderes internacionais ao ex-presidente Lula, Moro em NY, a retirada dos benefícios de Lula como ex-presidente.
Para ganhar o chaveiro de luva de boxe, deixe nos comentários uma frase que resuma o documentário “O Processo”, de Maria Augusta Ramos.
“O Processo” oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Lúcio Flávio de Castro Dias says:

    O Processo: um registro realista e equilibrado de como ocorreu o Golpe jurídico parlamentar. Se adotar um tom panfletário, a diretora apenas mostra a cena e deixa os personagens políticos falarem por si mesmos e a conclusão fica por conta do espectador. A hipocrisia, o cinismo, a falta de argumentos, a falsidade e o ódio de classe dos golpistas contra a povo transparece nas cenas sem necessitar de comentários da produção.

  2. Avatar

    Fernando Morais e Ana Roxo, a questão da entrega de Lula me revolta sempre. Claro que ele pode – e está – denunciando ao mundo a ilegalidade do judiciário brasileiro, das FA, do desgoverno. No entanto, tirou a liderança do povo, cujas palavras chegam 1 vez por semana por intermédio da grande senadora Gleisi.

  3. Avatar

    Dizem que a lei é para todos, mas o documentário O Processo nos lembra que não foi assim para Dilma Rousseff no impeachment liderado por notórios e vingativos corruptos.
    Ps. Vá ao cinema em grupos e estejam preparados para gritar antes durante e depois, pois este não é um filme para corações fracos. Eu mesmo não me aguentei e xinguei Janaina, Caiado, Eduardo Cunha e outros. Também ri muito destas mesmas figuras. Me solidarizei com José Eduardo Cardoso, senadores e deputados da esquerda, que como conscientes quixotes lutaram em vão para barrar este golpe. Mas as emoções não param por ai, se delicie com belissimas imagens de Brasília e as multidões apaixonadas e os bastidores aguerridos de um lado e fúteis de outro. Por fim creio que este filme vem em boa hora para nos alertar de que é importante eleger um bom executivo, mas que ainda mais importante será eleger um bom legislativo.

  4. Avatar

    A cabeça da serpente. Inteligente, frio, calculista, meticuloso, disciplinado, culto, treinado, discreto, articulado, organizado, vaidoso, ambicioso. O mais importante, lúcido e preparado líder do PT vai preso definitivamente. 30 anos.
    Ele, mais do que qualquer outro, é o mentor intelectual e executor do plano detalhadamente planejado de aparelhar o Estado brasileiro e usurpá-lo para construir uma fina e capilarizada estrutura de poder para implantar uma doutrina radical de esquerda na América Latina a partir do Brasil. Foi pego e derrubado no último degrau da escada que construiu milímetro a milímetro.
    Nunca omitiu seus ideais ideológicos. É um guerreiro que não transige nas suas ideias e não tem limites para alcançar seus objetivos. Não teve escrúpulos para tentar implantar a revolução na qual acredita, pelo meio mais torpe e vil que lhe sobrou: o aparelhamento do Estado para roubar. Muitos dos seus seguidores, e outros ingênuos e bobos alegres, seguiram-lhe os passos para encher as burras. Dirceu não roubou só para si. Roubou para corromper outros. É o eixo de todo o mal que está aí e que movimenta muitas engrenagens marginais que ainda vão aparecer. Coisas muito sérias ainda precisam vir e virão à tona. Armas…Drogas…
    Sua prisão definitiva é muito mais significativa e importante que a prisão de Lula. José Dirceu é o “capo”. Ele é o verdadeiro líder. O comandante em chefe. Sua saída de cena desestrutura a pior esquerda que existe: aquela que não mede esforços, nem consequências para tentar dominar. Não há – e nunca houve – outra inteligência sequer comparável à de Dirceu na esquerda brasileira. Zé Dirceu representa o que há de mais sofisticado na esquerda e o que há de pior para o país. Por mais duro que – humanamente isso possa parecer – foi mandado para o lugar certo. Não por ser comunista radical. Eu tenho respeito pela sua clareza ideológica! Mas por ser um ladrão perigoso, atrevido e reincidente. E isso eu não posso respeitar! E, por mais doloroso que seja admitir, o Roberto Jeferson tinha razão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *