Brasil

Debate sobre intervenção militar no Rio acontece nesta segunda-feira

Após a decisão do governo federal de invadir as favelas cariocas com tropas militares, inúmeras denúncias de abusos de autoridade passaram a fazer parte do noticiário e a preocupar entidades que atuam em defesa dos direitos humanos no país. Fichamento obrigatório, solicitações para abate de suspeitos, relatos de violência e revistas em crianças são algumas das práticas que tem aterrorizado os moradores dessas comunidades.

Para discutir esse cenário, o coletivo “Precisamos Falar e Agir contra o Fascismo” promove um debate nesta segunda-feira (12), às 20h, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Os convidados são, Buba Aguiar, moradora da Favela de Acari, estudante de Ciências Sociais e militante do Coletivo Fala Akari; Eugênio Aragão, professor titular de Direito Internacional da UnB e ex-Ministro da Justiça; Tales Ab’Sáber, psicanalista e professor no curso de Filosofia da UNIFESP; e Raull Santiago, morador do Alemão, comunicador do Coletivo Papo Reto e coordenador do Movimentos – Política de Drogas e Favela. A curadoria e mediação é da psicanalista Débora Abramant.
Cinco edições foram realizadas em 2017, com a participação de personalidades como Jean Willis, Maria Rita Kehl, Joel Birman, Fernando Haddad, Rubens Casara, Celso Amorim, Denise Portinari, Paulo Nogueira Baptista Jr., Francineia Fontes (líder indígena da etnia Baniwa), Lúcia Xavier, MCs do Alemão, entre outros pensadores, estudiosos e ativistas ligados ao tema.
O grupo, formado pelos psicanalistas Débora Abramant, Ana Muniz e Aldo Zaiden, e o ativista Reikrauss Raimond, também lançou a nova página no Facebook “Precisamos Agir e Falar Contra o Fascismo”, para dar suporte às discussões e promover os eventos. Lá, é possível fazer críticas, sugestões e, principalmente, acompanhar a transmissão dos debates.
O Teatro Oi Casa Grande fica na Rua Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon. O início do debate está marcado para as 20h00.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *