Brasil

PF descobre 33 ligações telefônicas entre Aécio e Gilmar Mendes


 
Relatório da Polícia Federal aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro do STF Gilmar Mendes fizeram 33 ligações entre março e maio de 2017, período que o tucano passou a ser investigado pela suspeita de receber propina da JBS e alvo de uma operação da PF. A informação é do BuzzFeed.
Dos sete processos que investigam Aécio no STF, Mendes é relator de quatro.
O relatório foi anexado a um dos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin.
Todas essas ligações — de 16 de março a 13 de maio — foram feitas pelo WhatsApp e não puderam ser interceptadas pela PF, portanto não se sabe qual o conteúdo delas. Uma é do dia em que o ministro do STF deu uma decisão favorável a Aécio. Por ordem de Gilmar Mendes, o senador não precisou prestar depoimento à PF no dia seguinte.
No dia da decisão, houve cinco tentativas de ligação e uma conversa de 24 segundos. A defesa de Aécio nega que o senador tenha tratado do assunto diretamente com o ministro.
A PF descobriu essas ligações a partir da análise dos celulares apreendidos com Aécio Neves na operação Patmos, realizada no dia 18 de maio.
A defesa de Aécio respondeu ao BuzzFeed, por meio de nota, que o senador mantém relações formais com Gilmar Mendes e as conversas trataram de reforma política:
“O senador Aécio Neves mantém relações formais com o ministro Gilmar Mendes e, como presidente nacional do PSDB, manteve contados com o ministro, presidente do TSE, para tratar de questões relativas à reforma política. Ressalte-se que pouco mais da metade das ligações citadas foram completadas, conforme consta do relatório da PF. Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidentes de outros partidos. O senador Aécio é autor de uma das propostas aprovadas no âmbito da reforma política.
A decisão do Ministro Gilmar Mendes que suspendeu a oitiva do Senador foi resultado de petição protocolada pelos advogados do Senador, de acordo com a súmula 14 do STF.
Tal decisão encontra-se em harmonia com a pacífica orientação do STF e vai na linha de inúmeras outras decisões de outros ministros no mesmo sentido. Essa questão foi tratada pelos advogados junto ao tribunal, não tendo sido objeto de contato do senador com o ministro. A oitiva foi realizada poucos dias depois”.
Uma outra conversa entre Aécio e Gilmar Mendes foi interceptada pela PF em abril, na qual o tucano pede ao ministro que telefone para o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para que ele acompanhe seu voto sobre o projeto de lei que trata de abuso de autoridade. O juiz responde “Tá bom”e diz que ligará para o senador.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Os dois se merecem, formando um só corpo e um só espírito. Surge um novo ser, e, apesar do mau gosto e vulgaridade brega do nome, se chamará gilmarécio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *