Brasil

Guaranis ocupam sede do Parque do Jaraguá contra revogação de demarcação

Foto: Kico Santos/Cinema de Rua


 
Índios Guarani ocuparam nesta quarta-feira (13) a sede do parque estadual do Jaraguá, zona oeste de São Paulo, para protestar contra decisão do governo federal de anular a demarcação de terras indígenas na região.
O Ministério da Justiça anulou em agosto a portaria nº 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis.
Leia também: Usina de Alckmin ameaça santuário ecológico da Juréia
A ocupação também é um protesto contra a privatização de parques estaduais de São Paulo, além de reivindicar a retirada das ações judiciais contra a demarcação da Terra Indígena Jaraguá. Em junho de 2016, o governador, Geraldo Alckmin, sancionou o projeto de lei que autoriza a concessão à iniciativa privada de 25 parques estaduais por até 30 anos.
Além da exploração do potencial turístico da área, as empresas que vencerem as licitações poderão comercializar recursos madeireiros e subprodutos florestais. Em contrapartida, o projeto determina a melhora da infraestrutura dos parques, conservação e recuperação de áreas degradadas e proteção da biodiversidade das unidades de conservação. “A demarcação de nossas terras tradicionais atrapalha seu objetivo de destruir as matas para fazer dinheiro”, diz o texto divulgado pelos manifestantes.
De acordo com as lideranças da ocupação, na Terra Indígena do Jaraguá há mais de 700 indígenas, a maioria crianças, vivendo em cinco aldeias, e 600 guaranis serão despejados.
No fim de agosto, militantes guaranis ocuparam o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista, em São Paulo, no fim de agosto.

* Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *