Brasil

Janot abre denuncia contra senadores do PMDB

A acusação imputa crime de organização criminosa aos senadores Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO) e José Sarney (MA). Para a Procuradoria Geral da República, existem indícios de que o grupo mantinha controle sobre a Diretoria Internacional da Petrobras para angariar propinas de fornecedores da estatal.

Foto: José Cruz/EBC/FotosPúblicas


De acordo com a Procuradoria, esta é a 34ª denúncia oferecida pela PGR no âmbito da Operação Lava Jato no STF. O relator é de Edson Fachin e o julgamento será feito pela Segunda Turma do STF, composta por Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

  1. De acordo com a Procuradoria, a organização criminosa composta pela cúpula do PMDB foi inicialmente  “estruturada” em 2002, por ocasião da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir do início do mandato Lula ele teria negociado o apoio com o PMDB e, também, com o PP. O grupo  passou a ser chamado de “quadrilhão do PMDB” no Senado e teria desviado recursos públicos obtido de vantagens indevidas no âmbito da administração pública. Segundo a PGR, as ações ilícitas ocorreram mediante a arrecadação de recursos tanto da Petrobras, como da Transpetro, por meio de contratos firmados no âmbito da Diretoria de Abastecimento e da Diretoria Internacional.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Porque, qual foi o motivo principal que levou JANOT a só abrir o bico e denunciar essa quadrilha, agora, no final de desatrosa carreira de PGR, onde apoiou o golpe que eles deram, e fez vista grossa de todas roubalheiras já denunciadas sobres as vária quadrilhas que se uniram no golpe e deixou impunes todos bandidos golpistas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *