Brasil

Nova denúncia contra Temer sai em duas semanas, diz jornal

O presidente Michel Temer será denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) outra vez pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo o jornal Valor Econômico, procuradores já estão redigindo a acusação e a expectativa é concluir os trabalhos em até 15 dias.
Publicada nesta quinta-feira (24), a reportagem informa que “ainda não está definido se a denúncia será pela prática de um crime apenas, de obstrução de Justiça, ou se também incluirá o crime de organização criminosa”.
Leia também:
Michel Temer e companhia: estamos de olho em vocês

Denúncia contra Temer por corrupção passiva foi rejeitada pela Câmara (Foto: Lula Marques/AGPT)


Janot está às vésperas de deixar o cargo, em 17 de setembro, quando termina seu mandato. Sua substituta será Raquel Dodge. Se o procurador fizer uma só denúncia com dois crimes, haverá tempo para fazer as duas acusações.
Se a segunda denúncia contra Temer for mesmo apresentada ao STF, o ministro Edson Fachin, relator do caso, precisa seguir os mesmos trâmites da denúncia anterior.
O ministro deve ouvir a PGR e depois encaminhar a acusação à Câmara para que os deputados decidam se o presidente deve ser investigado.
Um novo fato que pode subsidiar uma segunda denúncia – a primeira, por corrupção passiva, já foi rejeitada pela Câmara dos Deputados em 2 de agosto – é a delação do operador financeiro Lúcio Funaro. Segundo a imprensa, ele teria conseguido firmar o acordo de delação ao oferecer detalhes de crimes cometidos pelo grupo político mais próximo de Temer.
Está em andamento também um acordo de delação com o ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. De acordo com o Valor Econômico, as negociações entre ele e a Procuradoria-Geral da República caminham mal porque sua defesa teria feito exigências demais.
Em julho, a PGR rejeito a primeira versão de delação feita por Cunha alegando que ele estaria omitindo e distorcendo informações, além de não entregar tudo o que tinha.
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    A ser verdade isto, será apenas mais uma tentativa desesperada de Janot, destinada a ser mais um fiasco e servindo apenas aos amigos do “quanto pior, melhor”. A delação de Funaro não conseguiu apontar nada que ligue Temer aos crimes que ele delatou. E a delação de Joesley Safadão já foi mais do que desmoralizada e espera-se que com Raquel Dodge na PGR ela seja revista e aquele bandido que hoje anda livre seja metido na cadeia. Seria mais interessante comentar aqui por que Maduro bloqueou mais um canal de TV na Venezuela, o Caracol, de origem colombiana.

  2. Avatar

    Temos que denunciar esse é ir para e precionar os deputados federais para vota a favor da cassação do mandato desse presidente golpista usurpador da presidência da República Michel Temer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *